Pavimento de concreções ferruginosas no Areal do Caraguataí, Bacia do Ibicuí, RS
Palavras-chave:
Pavimentos, Laterita, ArealResumo
Este trabalho apresenta uma descrição e análise de um significativo pavimento ferruginosos composto por formas de placas e blocos botrioidais e mamelonares. O pavimento ocorre em uma ampla colina em uma área de arenização, conhecido como Areal do Caraguataí. A metodologia utilizada foram trabalhos de campo com apoio de instrumento de posicionamento global e imagens de satélite extraída do Google Earth, coleta e descrição dos materiais presentes. A associação com fragmentos de geodos e material paleolítico, indica uma gênese complexa do pavimento. De forma geral os pavimentos ocorrem ao longo de uma ampla encosta pouco inclinada em três porções distintas: no topo e meia encosta superior da vertente ocorrem em forma de placas, na meia encosta ocorrem nas formas botrioidais e mamelonares e na base da encosta ocorrem na forma de fragmentos de tamanhos reduzidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.