Avaliação da qualidade dos sedimentos de leito em uma bacia hidrográfica do Noroeste do Rio Grande do Sul
Palabras clave:
Agricultura, Pecuária, Fontes Pontuais de Poluição, Fontes Difusas de Poluição, Impactos Ambientais.Resumen
Os sedimentos desempenham um papel fundamental nos ecossistemas aquáticos já que são capazes de acumular e remobilizar contaminantes. Neste trabalho foram identificadas as principais fontes pontuais e difusas de poluição por metais pesado, traço e alguns elementos não metálicos em uma bacia hidrográfica agrícola com suinocultura intensiva do noroeste do Rio Grande do Sul e, foram avaliados os riscos ambientais que as atividades agropecuárias podem estar causando no ecossistema aquático através da aplicação de diretrizes de qualidade do sedimento (nível de efeito limiar/nível de efeito provável). Amostras compostas de sedimento de fundo foram coletadas em nove pontos do canal principal em condições de baixo fluxo no período de primavera. Os teores totais dos elementos químicos foram determinados utilizando um espectrômetro de Fluorescência de Raio X. As principais fontes pontuais de poluição identificadas foram granjas de suínos, estrebarias e residências. A principal fonte difusa são lavouras com manejo do solo inadequado e próximas aos canais de drenagem. As concentrações de metais e não metais obtidas no sedimento de leito refletiram as condições naturais do substrato geológico, mas, principalmente, as atividades agropecuárias desenvolvidas na bacia hidrográfica. O aumento nas concentrações de alguns elementos químicos como Cu, Ni, As e Cr é motivo de preocupação, uma vez que, estes têm a capacidade de bioacumulação nos tecidos da biota e podem afetar a distribuição e densidade de organismos bentônicos, bem como a composição e diversidade das comunidades e efeitos tóxicos já podem estar ocorrendo na biota aquática.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.