Turismo e o litoral leste do Ceará

Autores

  • Marilia Natacha de FREITAS SILVA Mestre na Universidade Federal do Ceará
  • Ana Maria de Souza LIMA Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Turismo. Infraestrutura. Investimentos públicos. Reconfiguração territorial.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as políticas públicas do turismo e a reconfiguração territorial do litoral leste do estado do Ceará, tendo como base, os investimentos direcionados às vias rodoviárias e aéreas, inserido numa compreensão de turismo como uma atividade de extrema significância e propulsora de transformações das formas e funções dos diferentes espaços deste litoral. Para tanto, faz-se necessário entender a importância das políticas públicas para o turismo do litoral leste do Ceará e, consequentemente, as significativas mudanças no espaço geográfico, responsáveis por um crescente desenvolvimento a partir das alterações na infraestrutura (vias rodoviárias e áreas), beneficiando não só o Turismo mas também outras atividades econômicas, como o imobiliário-turístico. Ao contextualizar mudanças socioespaciais significativas, associadas aos recursos públicos e privados, encontraremos uma reorganização espacial das vias de acesso e circulação para o litoral e aeroportos. A partir dos resultados obtidos, procura-se identificar os meios de atração não só de recursos financeiros, bem como de fluxos de turistas de classes mais favorecidas nacionais e internacionais para o cenário turístico litorâneo cearense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Natacha de FREITAS SILVA, Mestre na Universidade Federal do Ceará

Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente doutoranda nas Universidade Federal do Ceará e pela Universidad de Alicante/Espanha em Regime de Doutorado Duplo.

Ana Maria de Souza LIMA, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, vinculada ao Laboratório de Planejamento Urbano e Regional e ao Observatório das Metrópoles

Downloads

Publicado

2015-02-03

Edição

Seção

Artigos