Estratégia de Ensino de Geografia pela poética da Negritude

Autores

  • Claudio Jose BERTAZZO UFG Regional Catalão
  • Mychelle Priscila de MELO

Palavras-chave:

Geografia. Literatura Infantil. Igualdade étnica

Resumo

Propusemos construir uma estratégia para ensinar Geografia em que estivessem articulados Literatura Infantil e Negritude, isto de tal maneira que gerassem conteúdos geográficos para utilização em sala de aula. O objetivo que nos moveu foi, além de tornar o estudo da Geografia mais prazeroso, através de propostas metodológicas que ressaltem a presença e a igualdade dos negros na nossa sociedade, foi o de, justamente, enfrentar as questões dos preconceitos étnicos na escola e na sociedade. Metodologicamente, fundamentamos nossa escolha para a abordagem das questões da negritude a partir da obra literária Valentina (VASSALO, 2007). Nesta obra, dedicada ao público infantil do ensino fundamental I, encontramos os elementos necessários para fazer a transposição dos textos poéticos para os conteúdos geográficos. O principal resultado que obtivemos foi a construção de fluxogramas para ensinar conceitos e temas geográficos a partir das poéticas da obra literária escolhida, além de conseguirmos amadurecer as idéias relacionadas à articulação Geografia – Literatura – Negritude. Deste resultado, animamo-nos a continuar a enfrentar a questão da igualdade racial e da invisibilidade do negro na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Jose BERTAZZO, UFG Regional Catalão

Bacharel, Licenciado e Mestre em Geografia - UFR-GS; Doutor em GeografiaUNESP Presidente Prudente

Mychelle Priscila de MELO

Licenciada em Geografia - UFG Regional Catalão

Downloads

Publicado

2015-02-03

Edição

Seção

Artigos