Estratégia de Ensino de Geografia pela poética da Negritude
Palavras-chave:
Geografia. Literatura Infantil. Igualdade étnicaResumo
Propusemos construir uma estratégia para ensinar Geografia em que estivessem articulados Literatura Infantil e Negritude, isto de tal maneira que gerassem conteúdos geográficos para utilização em sala de aula. O objetivo que nos moveu foi, além de tornar o estudo da Geografia mais prazeroso, através de propostas metodológicas que ressaltem a presença e a igualdade dos negros na nossa sociedade, foi o de, justamente, enfrentar as questões dos preconceitos étnicos na escola e na sociedade. Metodologicamente, fundamentamos nossa escolha para a abordagem das questões da negritude a partir da obra literária Valentina (VASSALO, 2007). Nesta obra, dedicada ao público infantil do ensino fundamental I, encontramos os elementos necessários para fazer a transposição dos textos poéticos para os conteúdos geográficos. O principal resultado que obtivemos foi a construção de fluxogramas para ensinar conceitos e temas geográficos a partir das poéticas da obra literária escolhida, além de conseguirmos amadurecer as idéias relacionadas à articulação Geografia – Literatura – Negritude. Deste resultado, animamo-nos a continuar a enfrentar a questão da igualdade racial e da invisibilidade do negro na sociedade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.