Indicadores de qualidade ambiental no Lago Bolonha, Parque Estadual do Utinga, Belém-Pará
Palavras-chave:
Lago Bolonha, sustentabilidade, indicadores ambientaisResumo
O lago Bolonha está inserido no sistema hidrográfico do Utinga, situado do Parque Estadual do Utinga (PEUT) na Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana de Belém-Pará e, no entanto, acaba por ter sua dinâmica afetada por três fatores: (i) uso do solo e ocupação urbana, (ii) escoamento superficial, (iii) cobertura do espelho d’água por espécies vegetais. Tais elementos são adotados com o objetivo discutir as principais características geográficas do lago Bolonha e mostrar qualitativa e quantitativamente mudanças no lago no período de 1998 a 2010, sendo necessárias técnicas de geoprocessamento para quantificação destas mudanças, levantamentos bibliográficos e documentais para qualificação das mudanças e também trabalhos de campo valendo-se de observação sistemática para auxiliar a interpretação dos dados com o intuito de propor alternativas mais sustentáveis para o lago Bolonha, bem como para o sistema hidrográfico do Utinga inserido no PEUT, com base no método sistêmico, pois se verifica que o lago está sendo modificado mais intensamente por alterações ocorrentes em seu entorno.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.