Análise do ruído sonoro no entorno de grandes aeroportos: um estudo de caso do Aeroporto Internacional de São Paulo
Palavras-chave:
Aeroportos. Impactos Ambientais. Zonas de Ruídos. GuarulhosResumo
O presente trabalho de pesquisa analisou a intensidade dos ruídos sonoros no entorno do maior aeroporto do Brasil, localizado no município de Guarulhos (SP). A poluição sonora é um dos principais impactos ambientais presentes em centros urbanos e, tem provocado muitos incômodos para aqueles que vivem em médias e grandes cidades, principalmente no entorno de grandes equipamentos, como os aeroportos. Os ruídos no entorno do AISP – Aeroporto Internacional de São Paulo têm aumentado consideravelmente na última década, isso se deve pela sua intensa movimentação das aeronaves e do trânsito de veículo, pois o aeroporto é um pólo gerador de tráfego. Os efeitos mais nocivos do ruído são a interrupção do sono noturno e a interferência na comunicação, tal situação se agrava pelo fato da ocupação no seu entorno tenha ocorrido de maneira desordenada, inclusive com atividades que requer o mínimo de silêncio, como é o caso das escolas e dos hospitais. As medições realizadas na rota de aproximação das aeronaves – em posição de pouso e decolagem, apresentaram valores mínimos acima do permitido e recomendado pela OMS – Organização Mundial da Saúde, que são de 55db.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.