A utilização de linguagem estrangeira no comércio de Porto Alegre como instrumento de identificação de cultura e de poder

Patrícia Ritter VOLKMANN

Resumo


Nosso estudo teve o propósito de verificar, ao longo da história da cidade de Porto Alegre, a utilização de vocábulos estrangeiros no comércio e as transformações nos hábitos dos consumidores. Concluímos que no início da ocupação da cidade, o uso de vocábulos estrangeiros estava relacionado com o nome ou sobrenome dos proprietários de estabelecimentos comerciais e atualmente está relacionado com países economicamente mais ricos e poderosos.

Palavras-chave


geografia, idiomas, identidade, Porto Alegre, shopping center

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O BGG é uma publicação da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre

Endereço / Address:Rua Uruguai nº 35 sala 426, Centro

CEP: 90010-140 

Porto Alegre - RS - Brasil

Telefone / Phone: 55 51 3019-8190 

Contato/mail to: boletimgauchodegeografia@ufrgs.br