A dinâmica espacial da cidade de Torres/RS, entre 1970 e 1998

Miriam FALCÃO

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento urbano de Torres (RS) desde o início do século XX até os anos 90, resgatando o processo evolutivo da sua ocupação até os dias atuais, a partir da análise do processo de urbanização de Torres, tomando o acelerado crescimento imobiliário como um dos pontos norteadores e explicando principalmente a ocupação e a organização do espaço geográfico nesta cidade na atualidade.

O interesse pela dinâmica espacial da cidade de Torres despertou o questionamento do porquê desse crescimento desordenado e acentuado nas últimas décadas. A escolha do tema deve-se à importância e à necessidade de se analisar o processo de ocupação e acelerada expansão da cidade de Torres com a transformação significativa da paisagem urbana.

Além disso, a temática em questão é fundamental para o entendimento das relações sociais que decorrem da apropriação do espaço natural, onde a natureza assume um papel de mercadoria e a segregação sócio-econômica se impõe.

Este estudo também se faz necessário pela possibilidade de um planejamento mais ordenado do uso do solo urbano, a partir da promulgação do plano diretor (1995), quando o poder público passa a propor diretrizes de ocupação conjugando o crescimento urbano com a gestão ambiental.


Palavras-chave


Dinâmica espacial, cidade, Torres, RS, 1970, 1998

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O BGG é uma publicação da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre

Endereço / Address:Rua Uruguai nº 35 sala 426, Centro

CEP: 90010-140 

Porto Alegre - RS - Brasil

Telefone / Phone: 55 51 3019-8190 

Contato/mail to: boletimgauchodegeografia@ufrgs.br