Geração de um modelo numérico do terreno do Município de Porto Alegre/RS, Brasil

Jorge Augusto Lemos ARAUJO

Resumo


Os avanços dos métodos de processamento das informações, utilizando computadores e programas que acompanham o progresso das pesquisas, são fruto de necessidades como baixo custo, rapidez e precisão, permitindo que surjam sistemas destinados a processar dados digitais georreferenciados. Estes sistemas são utilizados para etapas de aquisição das informações até sua saída em forma de mapas convencionais (base ou temáticos), relatórios, etc...

A tarefa de elaborar mapas pela sobreposição de dois ou mais, em folhas transparentes deu lugar aos Sistemas de Informação Geográfica que, segundo FELGUEIRAS (1988) são "...bancos de dados capazes de capturar (adquirir), armazenar, recuperar e manipular informações digitais, georreferenciadas, provenientes de imagens, mapas e Modelos Numéricos do Terreno", sendo MNT uma forma de representação hipotética do terreno, na qual são generalizadas várias feições da superfície.

Existem diversas metodologias desenvolvidas para a geração de um MNT utilizando ferramentas computacionais e diferentes interpoladores. Cada qual apresenta resultados compatíveis com a finalidade.

Este trabalho tem como objetivo a geração de um Modelo Numérico do Terreno do Município de Porto Alegre, que servirá de base para diversas análises que envolvem o conhecimento e a manipulação do relevo.

 


Palavras-chave


Geração, modelo númerico, terreno do Município, Porto Alegre, RS, Brasil

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O BGG é uma publicação da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre

Endereço / Address: Lobo da Costa, 147 - 90050110

Contato/mail to: boletimgauchodegeografia@ufrgs.br