Rio Grande do Sul: morfogênese da paisagem questões para a sala de aula

Dirce Maria Antunes SUERTEGARAY

Resumo


As ideias e informações contidas neste texto, constituem a síntese de um trabalho orientado realizado durante o XVI Encontro Estadual de Professores de Geografia. Tratou-se de uma atividade dirigida, prioritariamente, a professores. Considerando que a temática versava sobre o espaço riograndense, imaginava-se que a clientela fosse na sua maioria professores de 1° a 4° série do ensino fundamental. Ainda que o grupo de trabalho tenha sido variado,  observou-se um bom número de professores participantes, trabalhando neste nível de ensino.

Ao pensar o curso, dois objetivos gerais foram definidos. Primeiramente trabalhar com o conteúdo relativo a construção da paisagem do Rio Grande do Sul a partir do conceito de morfogênese, ou seja, compreender a formação da paisagem enquanto um processo de transformação da natureza. Em segundo lugar, o objetivo era discutir, a partir do conteúdo exposto, a possibilidade de trabalhar com crianças nesta perspectiva. Como objetivo mais específico a intenção era desenvolver o conteúdo a partir do uso do mapa.

O relato aqui apresentado seguirá, portanto, o encaminhamento dado de acordo com os objetivos gerais, ou seja, sintetizar o conteúdo trabalhado sobre morfogênese da paisagem riograndense e apresentar algumas considerações discutidas durante os trabalhos, sobre o conteúdo e a sala de aula. Acrescentamos neste relato algumas observações não discutidas no grupo em decorrência da exiguidade do tempo.

 


Palavras-chave


Rio Grande do Sul; Morfogênese da paisagem; questões sala de aula

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O BGG é uma publicação da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre

Endereço / Address:Rua Uruguai nº 35 sala 426, Centro

CEP: 90010-140 

Porto Alegre - RS - Brasil

Telefone / Phone: 55 51 3019-8190 

Contato/mail to: boletimgauchodegeografia@ufrgs.br