Geografia política: identificando diferenças e revisitando conceitos

Autores

  • Ana Elisa Sparano FONTOURA Rede Municipal de Porto Alegre

Palavras-chave:

geografia política, diferenças, conceitos

Resumo

Ao cursar a disciplina denominada Geografia Política, dentre os trabalhos a serem desenvolvidos estava o de um texto que apontasse a(s) diferença(s) entre a Geografia Politica e a Geopolítica. A temática envolveu-me de tal maneira que cheguei a esboçar um plano de estudo a ser desenvolvido a partir do arcabouço conceitual que havia sido detalhado ao longo daquele curso.
Algum tempo se passou, e outras prioridades tomaram o lugar daquele plano de estudo. Atualmenle me reaproximei do matertal que foi produzido naquele período e planejo relomar o estudo de conceitos relacionados à Geografia Política a fim de compreender os meandros da construção da consciência territorial.
Este artigo resgata parte do que foi produzido no período em que a disciplina foi cursada, acrescido de considerações recentes. É a tentativa de organizar um referencial interpretativo a partir das idéias de autores que lançaram as bases da Geografia Politica e também daqueles que mais recentemente partiram para a análise dos conceios de território e territorialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elisa Sparano FONTOURA, Rede Municipal de Porto Alegre

possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) , graduação em Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) , especialização em Geografia Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) . Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Urbana, Bairro Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, Participação, Regularização Fundiária, Identidade e Gestão Territorial.

Downloads