Geografia política: identificando diferenças e revisitando conceitos

Ana Elisa Sparano FONTOURA

Resumo


Ao cursar a disciplina denominada Geografia Política, dentre os trabalhos a serem desenvolvidos estava o de um texto que apontasse a(s) diferença(s) entre a Geografia Politica e a Geopolítica. A temática envolveu-me de tal maneira que cheguei a esboçar um plano de estudo a ser desenvolvido a partir do arcabouço conceitual que havia sido detalhado ao longo daquele curso.
Algum tempo se passou, e outras prioridades tomaram o lugar daquele plano de estudo. Atualmenle me reaproximei do matertal que foi produzido naquele período e planejo relomar o estudo de conceitos relacionados à Geografia Política a fim de compreender os meandros da construção da consciência territorial.
Este artigo resgata parte do que foi produzido no período em que a disciplina foi cursada, acrescido de considerações recentes. É a tentativa de organizar um referencial interpretativo a partir das idéias de autores que lançaram as bases da Geografia Politica e também daqueles que mais recentemente partiram para a análise dos conceios de território e territorialidade.


Palavras-chave


geografia política; diferenças; conceitos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O BGG é uma publicação da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre

Endereço / Address:Rua Uruguai nº 35 sala 426, Centro

CEP: 90010-140 

Porto Alegre - RS - Brasil

Telefone / Phone: 55 51 3019-8190 

Contato/mail to: boletimgauchodegeografia@ufrgs.br