Geografia e religião

Zeny ROSENDAHL

Resumo


Este estudo aborda as relações entre Geografia e religão. Aparentemente, são dois temas que não apresentam ligações. No entanto, como se verá, Geografia e religião são duas práticas sociais. Ambas se encontram através da dimensão espacial, uma porque analisa o espaço, a outra porque, como fenômeno cultural, ocorre espacialmente.

A preocupação com a experiência religiosa de indivíduos e grupos sociais representa tópico central de vánas ciências dedicadas ao estudo do homem. Esta preocupação aparece, por exemplo, na psicologia da religião, tanto na abordagem freudiana como na junguiana. Aparece também na Sociologia através do pensamento de Émile Durkheim e Max Weber. Na Antropologia, através das teorias de Evans-Pritchard e James Prazer. Mas como definir o estudo geográfico da religião? Em que ele se diferencia daqueles que a Sociologia e a Antropologia, por exemplo, realizam?

O presente estudo constitui-se em uma tentativa de resposta a essas perguntas. Inicia-se com uma breve análise relativa à produção geográfica sobre religião e a seguir considera-se a idéia de sagrado esua manifestação no espaço. Ênfase será dada ao sagrado no contexto geográfico através da apropriação dos elementos do espaço e dos modos sociais de produção do espaço sagrado.


Palavras-chave


geografia; religião

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O BGG é uma publicação da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre

Endereço / Address:Rua Uruguai nº 35 sala 426, Centro

CEP: 90010-140 

Porto Alegre - RS - Brasil

Telefone / Phone: 55 51 3019-8190 

Contato/mail to: boletimgauchodegeografia@ufrgs.br