Trabalho de campo no ensino da geografia na escola de 1º e 2º graus

Antonio Carlos CASTROGIOVANNI

Resumo


A função do professor, segundo Nidelcoff (1983), é auxiliar o aluno a ver e compreender a realidade, expressar tal realidade e expressar-se, descobrir e assumir a responsabilidade de ser elemento de mudança.
Fundamentando essa função, o ensino da Geografia tem o objetivo básico de levar o aluno à compreensão das inter-relações existentes entre os elementos que concorrem para a formação e organizacão do espaço, acompanhando as constantes transformações decorrentes da ação humana em suas relações com o meio em determinado momento.
Então: Será que estamos empenhados em fazer uma Geografia que possibilite alcançar tais metas? Como desenvolver nosso trabalho para atingir tais objetivos? Não será através do estudo de elementos próximos que propiciem o entendimento da realidade? Ou, ao contrário, continuamos debruçados numa Geografia fria, morta e acadêmica tão distante que se torne inútil, trazendo deliberadamente um total descrédito social? Não será hora de lançar mão de situações concretas, que estimulem a reflexão, a crítica, a aplicação e, portanto, o conhecer dos processos pertinentes ao contexto?
Desta forma, uma das atividades que acreditamos facilitar a tarefa do professor é o Trabalho de Campo (TC). Ele serve de estimulo, na medida que utiliza situações concretas, sugerindo uma aplicabilidade imediata. O TC propicia a descrição, comparação, explicação e a compreensão dos diversos elementos que concorrem para a formação das paisagens geográficas. O aluno sente a Geografia inserida no seu dia-a-dia, concluindo que ela é útil. Começa a criar neste campo do conhecimento e passa a valorizá-la como as demais ciências.

Mas, o que é TC em Geografia?

Para nós, é toda a atividade oportunizada fora da situação de sala de aula, que busca concretizar etapas do conhecimento pela observação direta de elementos significativos para o campo da Geografia. Não significa uma pesquisa, tampouco é sinônimo de viagem. É simplesmente levar o aluno a descobrir o que nós professores já sabemos.
O TC deve ser desenvolvido já nas primeiras séries, para que hábitos e habilidades sejam adquiridos com mais segurança. Desde cedo devem-se propiciar situações que levem a criança a pensar o espaço. Não será uma atividade especial; dentro do possível, deverá fazer parte normalmente do processo ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


trabalho de campo; ensino da geografia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O BGG é uma publicação da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre

Endereço / Address:Rua Uruguai nº 35 sala 426, Centro

CEP: 90010-140 

Porto Alegre - RS - Brasil

Telefone / Phone: 55 51 3019-8190 

Contato/mail to: boletimgauchodegeografia@ufrgs.br