Estrutura urbana de Alegrete

Gisela COPSTEIN

Resumo


Em 1977, projetou o Instituto de Geociências da U.F.R.G.S., uma pesquisa interdisciplinar de abrangência universitária destinada a aplicar técnicas de uso de sensores remotos no estudo de áreas consideradas estratégicas pelos pesquisadores. Para o primeiro trabalho a área escolhida foi a de Alegrete onde seria pesquisa do o terreno compreendido em um grau de latitude e longitude.
Coube à disciplina de Geografia Urbana executar pesquisas relacionadas ao tema que lhe é pertinente. Em vista disto, e considerando que se abria uma oportunidade aos alunos matriculados naquela disciplina** adquirir um novo tipo de experiência, o trabalho de campo, naquele ano e no seguinte, foi planejado de modo a fundir as atividades docente e de pesquisa, propiciando ao alunato tanto as técnicas tradicionais, como as novas que os recursos do projeto permitiriam. Infelizmente, a última parte do projeto, no âmbito da Geografia Urbana, nao chegou ao final por falta de meios pecuniários que permitissem a interpretação automática dos dados obtidos pelo satelite Landsat.
A utilização de técnicas de fotografia aérea, o uso de plantas topográficas, a busca no cadastro citadino, a observação "in loco", além da consulta a fontes bibliográficas e o processamento de entrevistas, permitiram organizar três dos capítulos do trabalho original.

O presente artigo encerra os seguintes temas: a área de estudo,
delimitação e evolução da área urbana e uso do solo urbano de
Alegrete.


Palavras-chave


estrutura urbana; Alegrete

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O BGG é uma publicação da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre

Endereço / Address:Rua Uruguai nº 35 sala 426, Centro

CEP: 90010-140 

Porto Alegre - RS - Brasil

Telefone / Phone: 55 51 3019-8190 

Contato/mail to: boletimgauchodegeografia@ufrgs.br