O comércio internacional do estado do Amapá: condições, construções e adaptações
Palavras-chave:
Amapá, balança comercial, relações internacionaisResumo
O trabalho aqui exposto estuda alguns comportamentos econômicos do Estado do Amapá, no período de 1990 a 2004, analisando avanços e recuos apresentados por sua balança comercial. Foram identificados os principais atores (empresas) e produtos que influenciaram nos seus saldos comerciais, que para este Estado foram superavitários em todos os anos avaliados, e feitas algumas considerações, tais como: histórico, mudanças e adaptações pelas quais o Amapá passou neste período; principais mercados internacionais de destino e origem dos produtos; assim como a importância destes objetos para a balança comercial. Ainda como destaque, algumas ações públicas no sentido de maximizar as relações comerciais internacionais deste Estado passaram por reflexões. Como metodologia optou-se por uma avaliação quantitativa do que representou os valores gerados pelas trocas comerciais, mensurando sua importância no contexto regional. Dentro da abordagem do tema, notou-se que poucas empresas e produtos foram responsáveis pelos seus saldos comerciais.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.