A natureza sempre foi bela, mas nunca tão sofisticada. A cidade e a valorização da natureza: os empreendimentos imobiliários de alto padrão em São Paulo

Wendel HENRIQUE

Resumo


Este artigo visa demonstrar as formas de apropriação de idéias de natureza pelosempreendimentos imobiliários na cidade de São Paulo. A apropriação e a produção da naturezatêm como objetivo a valorização destes referidos empreendimentos, atrelando-os à uma idéia denatureza ‘sempre verde e tranqüila’ em plena metrópole paulista. A contradição se inserejustamente na venda de uma idéia que não condiz com os aspectos reais da cidade de São Paulo:a negação da natureza e da tranqüilidade. Através da análise de sítios da internet especializadosem vendas de imóveis e nos cadernos nos jornais impressos, observa-se o aumento significativodos empreendimentos que usam a propaganda verde em suas propagandas. Constata-se umaproliferação de nomes como: jardim, parque, vila, reserva, bosque – com um agravante: asvariações em outros idiomas: park, jardin, garden, villagio, etc. Desta forma, busca-se, através deuma visão crítica, suplantar esta ideologia que penetra tais empreendimentos, demonstrando quea natureza na cidade é produto da ação social e histórica do homem, as quais, atualmente estãorepletas das intencionalidades capitalistas.

Palavras-chave


cidade; natureza; empreendimentos imobiliários

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