Geografia e educação ambiental: reflexões a partir das concepções e práticas dos professores da rede estadual de Dourados (MS).

Flaviana Gasparotti NUNES, Solange Rodrigues da SILVA

Resumo


Tendo em vista problemática atual que envolve o meio ambiente e seu processo de degradação, a Educação Ambiental adquiriu grande destaque como possibilidade de diminuir ou amenizar tal processo por meio de pressupostos e ações educativas. Em levantamentos realizados nas escolas estaduais e municipais de Dourados (MS) verificamos que grande parte das atividades relativas à Educação Ambiental é desenvolvida por professores de Geografia. A partir desta constatação, realizamos uma pesquisa junto aos professores de Geografia do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino do município com o objetivo de identificar e analisar as concepções e práticas de Educação Ambiental desenvolvidas por esses professores. Com base nas informações obtidas junto aos professores foi possível constatar que a maioria das atividades descritas acaba por restringir-se a uma concepção tradicional e conservacionista, na qual prevalece a idéia da preservação ou da conservação da natureza e que desconsidera a grande complexidade que envolve os problemas ambientais.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Geografia; sociedade; natureza

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