História da Educação Matemática no Curso Primário e Formação de Professores no Brasil

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente (Brasil) Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-2477-6677
  • Maria Célia Leme da Silva (Brasil) UNIFESP

Palavras-chave:

arithmetic, geometry, drawing, intuitive method, progressive education

Resumo

O artigo sintetiza resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre as transformações do ensino de matemática para o curso primário e a matemática presente na formação de professores, desde o século XIX até meados do século XX no Brasil. Problematiza-se o entendimento das relações entre o campo disciplinar matemático e a pedagogia, confirmando a hipótese teórica de que as articulações entre os dois campos produzem matemáticas de naturezas diferentes e articuladas entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente (Brasil), Universidade Federal de São Paulo

Prof. Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP

Maria Célia Leme da Silva (Brasil), UNIFESP

Profa. Associada da UNIFESP - Campus Diadema

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Valente (Brasil), W. R., & da Silva (Brasil), M. C. L. (2020). História da Educação Matemática no Curso Primário e Formação de Professores no Brasil. Revista História Da Educação, 24, e99350. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/99350

Edição

Seção

Dossiê " História da Educação Matemática"