Entrevista com catedrático Justino Magalhães: os municípios na educação em pauta

Autores

Palavras-chave:

Município pedagógico, educação municipal

Resumo

A entrevista a seguir apresentada[1] foi realizada em 5 de julho de 2019, na Universidade de Lisboa, com o professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Justino Magalhães, em seu gabinete. Sem dúvida, um presente em uma tarde ensolarada de verão.


[1] Por uma escolha metodológica após a realização da entrevista, que foi gravada em áudio, foi realizada a transcrição a qual foi disponibilizada ao professor Justino Magalhães para revisão. Assim, mantêm-se a escrita após a revisão do autor com as especificidades da língua portuguesa de Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Belusso (Brasil), Universidade de Caxias do Sul

Pedagoga, mestra em Educação, Doutoranda em Educação

Terciane Ângela Luchese (Brasil), Universidade de Caxias do Sul

ossui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação - Linha de Pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade, UNISINOS (2008). É professora da Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em História e no de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado e Doutorado, tendo sido coordenadora do PPGEdu/UCS (2013 - 2017). É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. Integra a rede transnacional TRANSFOPRESS (França - Brasil). Lidera o Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM) e participa do grupo de pesquisa Educação no Brasil: memória , instituições e cultura escolar. É associada da SBHE, ASPHE, ANPED e ANPUH. É membro associado do Instituto Histórico de São Leopoldo. Foi presidente da Associação Sul-rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) no biênio 2015 - 2017. Integra o Observatório de Educação na UCS. É suplente no Comitê de Assessoramento Educação e Psicologia da FAPERGS (2017 - 2019). É editora associada da Revista Brasileira de História da Educação.

Publicado

2020-01-21

Como Citar

Belusso (Brasil), G., & Luchese (Brasil), T. Ângela. (2020). Entrevista com catedrático Justino Magalhães: os municípios na educação em pauta. Revista História Da Educação, 24, e96723. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/96723

Edição

Seção

Entrevista / Interview / Entrevista