A educação no Brasil colonial: revisão bibliográfica e caminhos para pesquisas na Amazônia
Resumo
Este artigo analisa fontes e possibilidades de pesquisa educacional no Brasil colonial, particularmente, na Amazônia. Origina-se de uma investigação de natureza teórico-bibliográfica, considerando relatos de viagens, cartas jesuíticas, dissertações, teses e artigos. Notamos o protagonismo dos jesuítas e da educação institucionalizada por eles, emergindo, assim, lacunas no campo das ações educativas promovidas por outras ordens religiosas e dos estudos sobre processos educativos ocorridos no cotidiano social passado.
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REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL
QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1
ISSN online: 2236-3459
E-mail: rhe.asphe@gmail.com
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