Metáforas e comparações que ensinam a ensinar: a razão e a identidade da Pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)

Autores

Palavras-chave:

Manuais Pedagógicos, Pedagogia, Metáforas e Comparações que Ensinam a Ensinar

Resumo

Estariam os manuais para professores mais próximos de um livro ou de um receituário? Partindo dessa pergunta, este artigo analisa cinco títulos publicados entre 1873 e 1909. Trata-se do Compêndio de pedagogia (Pontes, 1873); da Pedagogia e metodologia de C. Passalacqua (1887); das Lições de pedagogia, de V. Magalhães (1900); do Compêndio de pedagogia de D. Vellozo (1907) e do Tratado de metodologia de F. Carvalho (1909). Procuremos conhecer como são feitas as referências à pedagogia, sua razão e identidade. Nesses textos, ela aparece ora como ciência, ora como arte. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério.

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Biografia do Autor

Vivian Batista da Silva (Brasil), Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com período de sanduíche realizado na Universidade de Lisboa. Estágio de pós-doutorado sênior realizado na Universidade Federal do Paraná. E-mail: vivianbs@yahoo.com

Denice Barbara Catani (Brasil)

Professora Titular Aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. E-mail: dbcat@usp.br

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Publicado

2019-10-21

Como Citar

Silva (Brasil), V. B. da, & Catani (Brasil), D. B. (2019). Metáforas e comparações que ensinam a ensinar: a razão e a identidade da Pedagogia nos manuais para professores (1873-1909). Revista História Da Educação, e93223. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/93223

Edição

Seção

Dossiê "Manuais disciplinares, discursos pedagógicos e formação de professores (Séculos XIX e XX)"