REGRAR O TUMULTO DAS PALAVRAS, PENSAR AS PRÁTICAS DE ESCRITA DA NARRATIVA HISTÓRICA

Autores

  • Maria Stephanou (Brasil) Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Resumo

Apresentação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Stephanou (Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação/UFRGS

Bolsista Produtividade CNPq

Doutora em Educação

Historiadora

Referências

BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BRITO, Alexandre. Museu desmiolado. Porto Alegre: Editora Projeto, 5.ed., 2017.

FARGE, Arlette. Le gôut de l’archive. Paris: Éditions du Seuil, 1989.

FARGE, Arlette. De la lecture des archives de police du XVIIIe siècle à la construction d’objets pour l’histoire In: COHEN, Évelyne; GOETSCHEL, Laurent M.; ORY, Pascal. Dix ans d’histoire culturelle. Villerbaune: Presses de l’enssib, cop. 2011. p. 101-109.

GINZBURG, Carlo. Os fios e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica. Disponível em:

http://www.scielo.org/local/content/pdf/Guia%20de%20Boas%20Praticas%20para%20o%20Fortalecimento%20da%20Etica%20na%20Publicacao%20Cientifica.pdf

RAGO, Margareth. Libertar a História. In: RAGO, M.; ORLANDI, L.B.L.; VEIGA-NETO, A. Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

RANICIÈRE, Jacques. Os nomes da história: ensaio de poética do saber. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

STEPHANOU, Maria. Os historiadores e as vicissitudes do tempo: perceber, imaginar, eleger, compreender, construir. Hist. Educ. (Online). Porto Alegre, v. 22, n. 54, jan./abr. 2018. p. 01-07.

Downloads

Publicado

2018-08-09

Como Citar

Stephanou (Brasil), M. (2018). REGRAR O TUMULTO DAS PALAVRAS, PENSAR AS PRÁTICAS DE ESCRITA DA NARRATIVA HISTÓRICA. Revista História Da Educação, 01–06. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/85695

Edição

Seção

Apresentação - Introduction