Escola graduada e arquitetura escolar no Paraná e Rio Grande do Sul: a pluralidade dos edifícios para a escola primária no cenário brasileiro (1903-1928)

Autores

Palavras-chave:

História da educação. Arquitetura escolar. Escola graduada.

Resumo

O presente artigo propõe analisar de modo comparativo a arquitetura de escolas públicas em duas capitais do sul do Brasil nas três primeiras décadas do século XX. Nosso objetivo é problematizar pontos de intersecção entre seus ordenamentos e disposições, levando em consideração a complexidade de seus elementos espaciais e simbólicos que foram adotados naquele período histórico, com destaque para as suas relações com o traçado urbano. O corpus documental utilizado em nossa análise compreende fontes, tais como: relatórios governamentais, fotografias, plantas e projetos arquitetônicos dos edifícios escolares. Destacamos como relevantes a influência internacional, sobretudo, a implementação da escola graduada e a questão higiênica, a localização e visualidade na trama das duas capitais, o grupo social ao qual a escola atenderia e a necessidade da alfabetização de um número maior de crianças. Ainda, enfatizamos o corpus analisado como suporte para a compreensão de uma semiologia do espaço arquitetural escolar republicano nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná.

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Biografia do Autor

Tatiane de Freitas Ermel (Brasil), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PUCRS (2013-2017), Mestre em Educação pela mesma instituição (2009-2011), Bacharel e Licenciada em História pela Faculdade de História/PUCRS (2008). Realizou estágio na Universidad Nacional de La Plata/Argentina (2009) e Doutorado Sanduíche Universidad Complutense de Madrid/Espanha (2014-2015). Desenvolve pesquisas na área da História da Educação, principalmente os temas: cultura, patrimônio e memória escolar; espaço e arquitetura escolar; imprensa pedagógica, entre o final do século XIX e início do XX.

Marcus Levy Bencostta (Brasil), Universidade Federal do Paraná

Professor Titular de História da Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Pós-doutorado pela École Nationale Supérieure d´Architecture de Versailles, França (2007-2008) e aperfeiçoamento em Arquitetura Escolar pela Université du Québec à Montréal (2004). É bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1993) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1999). Pesquisador do CNPq, editor-chefe da Educar em Revista (2002-2003 / 2013 -2014) e editor-adjunto (2015-2016l), Editor de Seção da Revista Brasileira de Educação (2016-atual).

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

Ermel (Brasil), T. de F., & Bencostta (Brasil), M. L. (2019). Escola graduada e arquitetura escolar no Paraná e Rio Grande do Sul: a pluralidade dos edifícios para a escola primária no cenário brasileiro (1903-1928). Revista História Da Educação, e83527. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/83527

Edição

Seção

Dossiê "Arquitetura escolar: diálogos entre o global, nacional e regional na história da educação"