A educação ultranacionalista japonesa no pensamento dos nipo-brasileiros

Autores

  • Monica Setuyo Okamoto Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

História da educação, imigração japonesa, história

Resumo

Até 1945, as escolas japonesas foram criadas pela comunidade nikkeino Brasil com o intuito de preservarem a língua, a cultura e, principalmente, a moral japonesa. Livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, produzidos no Japão durante o período ultranacionalista (final do século XIX a meados do século XX), foram importados e adotados por essas escolas. Este estudo tem o objetivo de analisar a releitura que os imigrantes japoneses e seus descendentes deram ao conteúdo ideológico desses livros didáticos e os reflexos dessa educação nas gerações mais novas

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Biografia do Autor

Monica Setuyo Okamoto, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, da Área de Japonês.

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Okamoto, M. S. (2018). A educação ultranacionalista japonesa no pensamento dos nipo-brasileiros. Revista História Da Educação, 225–243. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/80207

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo