Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas

Autores

Palavras-chave:

formação de professores, saber profissional, epistemologia, saberes da ação, saber objetivado.

Resumo

Este texto busca caracterizar saber objetivado tendo em vista a sua mobilização no debate que trata da constituição dos saberes presentes no ensino e na formação de professores. Para tal, o estudo realiza um inventário sobre os modos diferentes de tratar os saberes presentes no ensino e na formação de professores, levando em consideração mapeamentos recentes da pesquisa educacional sobre o tema. Na investigação dos saberes, dois tipos estão presentes: os saberes da ação e os saberes objetivados. Os primeiros constituindo paradigma dominante orientador das pesquisas sobre formação de professores; e os saberes objetivados, sendo tratados por novos estudos vindos da Universidade de Genebra, na Suíça. Como conclusão, o texto evidencia a importância da mobilização de novas bases teórico-metodológicas para tornar inteligíveis processos e dinâmicas de produção dos saberes profissionais dos professores, colocando no centro das discussões o saber, trazendo para o debate a epistemologia, tratada no campo da formação de professores, problematizando os saberes pedagógicos em termos de processos de objetivação, dando sentido às investigações que visam compreender como se constituem os saberes objetivados em sua articulação com os saberes da ação.

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Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente (Brasil), Universidade Federal de São Paulo

Prof. Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

Valente (Brasil), W. R. (2019). Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História Da Educação, e77747. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/77747

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Seção

Artigo / Article / Artículo