O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação

Autores

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Arquivos, Historiografia, História da Educação

Resumo

Tomando o arquivo como um lugar físico e epistemológico, o objetivo é refletir sobre o que ele pode testemunhar para o trabalho do historiador da educação.  Dialogando com a historiografia sobre o papel dos arquivos na escrita da História, num primeiro momento reflete-se sobre as relações entre Arquivo, Memória e História. Em seguida, discutem-se seus dois diferentes níveis de testemunho para a pesquisa histórico-educacional: o testemunho intencional e o não intencional sobre a educação.

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Biografia do Autor

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Doutor em Educação e Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Desenvolve, principalmente, pesquisas na área de história da educação no século XIX, privilegiando os temas ligados à história da escolarização, história da infância e história da educação da criança pela família.

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Anjos, J. J. T. dos. (2018). O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação. Revista História Da Educação, 279–292. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/75047

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Artigo / Article / Artículo