DENTRE A REFORMA ROCHA VAZ E O ESTADO NOVO: OS PROFESSORES SUPLEMENTARES DO COLÉGIO PEDRO II

Autores

  • Jefferson da Costa Soares (Brasil) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Gustavo da Motta Silva (Brasil) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Palavras-chave:

Professores Suplementares, Colégio Pedro II, Identidade profissional

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar resultados de um estudo realizado no âmbito de um projeto de doutoramento em Educação, que pretendeu conhecer e compreender aspectos da construção da identidade profissional dos professores do Colégio Pedro II, primeira instituição brasileira de ensino secundário, fundada em 1837. O objeto do artigo são os professores suplementares do Colégio, identificados a partir de análise documental e que atuaram na instituição entre a Reforma Rocha Vaz, de 1925, e o Estado Novo. Os resultados demonstram que o Colégio atinge o número de 219 professores suplementares; que a qualidade do quadro parece não se estender a essa categoria; e que uma minoria dos que passam pelo cargo ascendem às categorias de maior prestígio.

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Biografia do Autor

Jefferson da Costa Soares (Brasil), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor Assistente - Doutor do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2009). Doutor em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2014). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). No Doutorado, foi bolsista do Programa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Atuou no desenvolvimento de trabalho social em comunidades. Tem atuado principalmente nas áreas de Educação Brasileira, História da Educação, História do Currículo e das Disciplinas Escolares, História da Profissão Docente e Ensino de Sociologia. Realizou estágios de Pós-Doutorado como bolsista CAPES (PNPD) na PUC-Rio entre abril de 2014 e novembro de 2016.

Gustavo da Motta Silva (Brasil), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Mestre em Educação (FE/UFRJ). Professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2018-08-09

Como Citar

Soares (Brasil), J. da C., & Silva (Brasil), G. da M. (2018). DENTRE A REFORMA ROCHA VAZ E O ESTADO NOVO: OS PROFESSORES SUPLEMENTARES DO COLÉGIO PEDRO II. Revista História Da Educação, 146–164. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/74062

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo