Têmpera forte e completo desprendimento: história e memória das docentes no sertão paulista (1932-1960)

Autores

  • Jorge Luís Mazzeo Mariano Universidade do Oeste Paulista
  • Arilda Ines Miranda Ribeiro Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". FCT/UNESP/Presidente Prudente-Sao Paulo

Palavras-chave:

Professoras primárias, zona rural, escola isolada

Resumo

O presente artigo exibe a atuação das professoras primárias na construção das bases da cultura escolar frente ao cenário de rudeza e precariedade do extremo oeste paulista, entre as décadas de 1930 e 1960. Para tanto, a pesquisa recorreu à documentação oficial do período e aos relatos orais de algumas docentes que atuaram naquela região. As professoras tiveram que enfrentar as dificuldades inerentes ao início de suas carreiras e de lecionar em imóveis improvisados para a finalidade educativa, como parte de uma espécie de “estágio” na zona rural imposto pelo Estado. Ao lidar com a precariedade das instalações escolares e a presença fiscalizadora do Estado, essas educadoras construíram a cultura escolar das escolas em lecionaram, improvisando com os recursos que possuíam.

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Biografia do Autor

Jorge Luís Mazzeo Mariano, Universidade do Oeste Paulista

Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Presidente Prudente, no ano de 2008. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, em 2011, na linha de pesquisa História, Filosofia e Sociologia da Educação. Concluiu o Doutorado em Educação pela UNESP (Câmpus de Presidente Prudente), no ano de 2016. Possui artigos publicados em periódicos nacionais, trabalhos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, assim como a participação em diversos eventos na área da Educação. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte - GPECUMA, na UNESP (Câmpus de Presidente Prudente). Atuou profissionalmente exercendo o cargo de Analista Sociocultural (Pedagogo) na Escola de Administração Penitenciária Dr. Luiz Camargo Wolfmann - EAP, na Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo - SAS/SP. Possui também experiência no ensino superior tendo trabalhado como Professor Tutor Presencial no curso de Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo; como docente nos cursos de História e de Pedagogia na UNIESP (Câmpus de Presidente Venceslau/SP); e como Professor substituto responsável pelas disciplinas "História da Educação I" e "Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de História I", junto ao Departamento de Educação da UNESP (Câmpus de Presidente Prudente). Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Suas pesquisas se enquadram principalmente nas seguintes temáticas: História das Mulheres e História da Educação brasileira.

Arilda Ines Miranda Ribeiro, Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". FCT/UNESP/Presidente Prudente-Sao Paulo

Professor Titular, Livre Docente, Doutor, Mestre em Historia da Educação ( Unicamp e Unesp). Docente programa de Mestrado e doutorado Fct Unesp. Membro e fundadora do GPECUMA (Grupo de Pesquisa em Educacao, Cultura, Memória e Arte) e NUDISE ( Nucleo de Ficersidade Sexual na Educação) cadastrados do CNPq. Possui 17 livros nas temáticas acima relacionadas, além de História da Educacao Feminina, Instituições Escolares, Gestão Educacional, Gênero e Sexualidade(s).

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VIEIRA, T. de C. Thereza de Camargo Vieira: depoimento [jul. 2013]. Entrevistador: Jorge Luís Mazzeo Mariano. Presidente Bernardes: 2013. 1 arquivo .mp3 (2 hrs 14 min 04 seg). A entrevista encontra-se transcrita em mídia digital no arquivo pessoal do pesquisador.

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Mariano, J. L. M., & Ribeiro, A. I. M. (2018). Têmpera forte e completo desprendimento: história e memória das docentes no sertão paulista (1932-1960). Revista História Da Educação, 189–208. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/72085

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo