A MATRIZ PEDAGÓGICA JESUÍTA E A SISTEMÁTICA ESCOLAR MODERNA

Teresa Maria Rodrigues da Fonseca Rosa (Portugal)

Resumo


A Ratio foi, como o próprio nome indica, a ordenação ou sistematização dos estudos, a primeira que se fez no mundo. Se algumas das características da metodologia que os primeiros Jesuítas aplicavam à educação podem parecer demasiado simples, ou mesmo elementares, têm nos nossos dias a sua atualidade. A emulação foi um dos motores da pedagogia dos Jesuítas: Honesta aemulatio chama-lhe a Ratio, Sancta aemulatio haviam-lhe chamado as Constituições. O facto de a emulação ser uma componente fundamental da pedagogia Jesuíta, levou a que os seus alunos estivessem constantemente ativos e, desse modo, participassem, empenhadamente, no processo ensino-aprendizagem. Este estudo permitiu-nos concluir, que estamos perante um modelode grande contemporaneidade.


Palavras-chave


Historia da educação

Texto completo:

PDF (Português (Portugal))

Referências


ABRANCHES (S.J.), Joaquim Mendes. As Constituições da Companhia de Jesus. Lisboa: Província Portuguesa da Companhia de Jesus, 1975.

BERTRÁN-QUERA, Miguel; LABRADOR, C.; ESCALERA, J. M. La Ratio Studiorum de los Jesuitas. Madrid: Publicaciones de la Universidad Pontificia de Comillas, 1986.

CARVALHO, Rómulo. História do Ensino em Portugal. Desde a Fundação da Nacionalidade até ao fim do Regime de Salazar-Caetano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

CODINA MIR (S.J.), Gabriel. Aux Sources de la Pédagogie des Jésuites. Le Modus Parisiensis. Roma: Bibliotheca Instituti Historici Societatis Iesu, 1968.

DUMINUCO, Vicent J. (ed.). The Jesuit Ratio Studiorum. 400th Anniversary Perspectives. New York: Fordham University Press, 2000.

FRANÇA, Leonel. O Método Pedagógico dos Jesuítas. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1952.

GIL, Eusébio (ed.). La Pedagogia de los Jesuítas, ayer y hoy. Madrid: Publicaciones de la Universidad Pontificia de Comillas, 1999.

GOMES. Joaquim Ferreira. O Modus Parisiensis como Matriz da Pedagogia dos Jesuítas. Revista Portuguesa de Filosofia, Lisboa, n. 50, 1994, pp. 179-196.

GOMES, Joaquim Ferreira. O Ratio Studiorum da Companhia de Jesus. Revista Portuguesa de Pedagogia, Lisboa, Ano XXV, n. 2, 1991, pp.131-154.

GOMES (S.J.), Manuel Pereira. Ratio Studiorum dos Jesuítas: carisma, inovação, atualidade. Revista Portuguesa de Filosofia, Lisboa, n.55, 1999, pp.219-227.

GRACOS. Características da Educação da Companhia de Jesus. Grupo de Reflexão e Análise dos Colégios da Companhia de Jesus. Lisboa, 1986.

LASALA CLAVER, Fernando Jesús de.La Ratio Studiorum de la Compañía de Jesús. Historia y esencia de un modelo pedagógico”. Madrid: Revista Miscelânea Comillas n. 84, 1986, pp. 169-171.

MEZZACAPO, Maria Cristina. Il Ruolo Sócio-Politico e Culturale dei Gesuíti nel Portogallo Pré-Pombalino. Perugia: Facoltá di Lettere e Filosofia, corso di Láurea in Língua e Letterature Straniere Moderne, 1996.

MIRANDA, Margarida. Teatro Sacro Jesuítico:Um esclarecimento a propósito da exposição do Colégio Romano à Universidade Gregoriana. Revista Brotéria, Lisboa, n. 153, 2001, pp. 618- 625.

MIRANDA, Margarida. Código Pedagógico dos Jesuítas: Ratio Studiorum da Companhia de Jesus. Lisboa: Esfera do Caos, 2009.

LOPES, José Manuel Martins. O Projeto Educativo da Companhia de Jesus: dos Exercícios Espirituais aos nossos dias. Braga: Universidade Católica Portuguesa, 2002.

MONTEIRO, Miguel Maria Santos Corrêa. Os Jesuítas e o Ensino médio – Contributo para uma Análise da Respetiva Acão Pedagógica. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1991.

RODRIGUES (S.J.), Francisco (1917). A Formação Intelectual do Jesuíta: Leis e Factos. Porto: Livraria Magalhães & Moniz Editora, 1917.

RODRIGUES (S.J.), Francisco. História da Companhia de Jesus na Assistência de Portugal, Vols. 4. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa, (1931, 1938, 1944 e 1950).

ROSA, Teresa Maria Rodrigues da Fonseca. O Colégio da Ascensão de Angra do Heroísmo: Uma Análise Pedagógica da Companhia de Jesus – um Contributo para a História da Educação em Portugal. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2005.

ROSA, Teresa Maria Rodrigues da Fonseca. História da Universidade Teológica de Évora. Lisboa: Instituto da Educação, Universidade de Lisboa, 2013 [ebook].

Rosa, Teresa Maria Rodrigues da Fonseca. Monumenta Histórica: O Ensino e a Companhia de Jesus séculos XVI a XVIII (1540-1580). Lisboa: Instituto da Educação, Universidade de Lisboa, 2015 [ebook].


Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



 

 

====================================================================


REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

 

REDES SOCIAIS / SOCIAL NETWORKS

 

                   




INDEXADORES / INDEXERS

 

                  

 

 

 

              

 

 

                    

 

 

 

 

                  

 

 

                       

 

 

                    

 

 

                              

 

 

                    

 

 

                     

 

 

 

PATROCINADORES E APOIADORES / SPONSORS AND SUPPORTERS

 

                            

 

 

              

 

 

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO / DEVELOPMENT AGENCIES