CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DO ENSINO PRIMÁRIO NA DÉCADA DE 30 DO SÉCULO XX, EM PORTUGAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino Primário, Língua Materna, Metodologias, Meios e recursos de ensino.

Resumo

Neste artigo pretende-se analisar um manuscrito original, redigido em 1935 por uma professora de uma escola primária de Portugal, com o propósito de investigar a problemática em torno do uso do ditado e da redação no ensino da Língua Materna, as suas metodologias e práticas de ensino, bem como os meios e recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem.

Atendendo à metodologia escolhida (histórica e hermenêutica) identificámos as seguintes categorias de análise que nortearam esta investigação: as metodologias, estratégias, meios e recursos de ensino.

As principais conclusões deste estudo mostram que a prática de ensino era suportada por uma visão inovadora e muito atual da pedagogia, revelando uma proximidade considerável aos autores e correntes ligadas à educação nova.

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Biografia do Autor

Joaquim Jacinto Escola (Portugal), Universidade de Trás-os-Montes e Alto douro

Departamento de Educação e Psicologia

Área: Ciências da Educação

Paula Machado Catarino (Portugal), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Departamento de Matemática

Área: Álgebra

Ana Paula Florêncio Aires (Portugal), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Departamento de Matemática

Área: Educação Matemática

Referências

AUTOR. 2016.

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Publicado

2018-01-04

Como Citar

Escola (Portugal), J. J., Catarino (Portugal), P. M., & Aires (Portugal), A. P. F. (2018). CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DO ENSINO PRIMÁRIO NA DÉCADA DE 30 DO SÉCULO XX, EM PORTUGAL. Revista História Da Educação, 22(54), 209–231. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/71009

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo