ENTRE IDAS E VINDAS: VICISSITUDES DO MÉTODO CASTILHO NO BRASIL DO SÉCULO XIX

Autores

  • Carlota Boto (Brasil) Universidade de São Paulo - São Paulo - São Paulo
  • Suzana Lopes de Albuquerque (Brasil) Professora de Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Palavras-chave:

Instrução pública, Castilho, história da leitura, escola primária, educação pública

Resumo

As escolas de primeiras letras nas diferentes províncias brasileiras, ao longo do século 19, tinham seus fazeres influenciados por métodos de ensino internacionalmente postos no território das ideias pedagógicas da Modernidade. Uma ação pontual relacionada foi a vinda do poeta e educador português António Feliciano de Castilho (1800-1875) para apresentação de seu método na Corte brasileira. O curso dado por Castilho passou por momentos de rejeição explícita, implicando inclusive o cancelamento de seu curso; o que suscita diversos questionamentos: Quais motivos levaram à rejeição do método de Castilho e o cancelamento de seu curso na Corte brasileira? Quais as perspectivas pedagógicas e quem é o professor que, ao defender o método Jacotot, estabeleceu diversos debates com Castilho?

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Biografia do Autor

Carlota Boto (Brasil), Universidade de São Paulo - São Paulo - São Paulo

Carlota Boto é professora associada do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É autora dos livros "A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa", publicado pela Editora Unesp e "A escola primária como rito de passagem: ler, escrever, contar e se comportar", publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra

Suzana Lopes de Albuquerque (Brasil), Professora de Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2006). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Doutoranda em Educação na Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa História da Educação e Historiografia. Atualmente é Professora de Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, com projeto de pesquisa cadastrado intitulado "Caminhos da Educação em Goiás: vestígios de materiais e métodos de ensino nas escolas de primeiras letras Oitocentista". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação

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Publicado

2018-08-09

Como Citar

Boto (Brasil), C., & Albuquerque (Brasil), S. L. de. (2018). ENTRE IDAS E VINDAS: VICISSITUDES DO MÉTODO CASTILHO NO BRASIL DO SÉCULO XIX. Revista História Da Educação, 16–37. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/70697

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo