O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE MATEMÁTICA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MONTES CLAROS – MG (1968-1978)

Autores

  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida (Brasil) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS http://orcid.org/0000-0002-4785-7963
  • Maria Laura Magalhães Gomes (Brasil) Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, História Oral, História do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma investigação sobre o período inicial (1968-1978) do curso de Matemática da Fafil - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Montes Claros, Minas Gerais. Além de documentos escritos, foram usadas 16 entrevistas, com base na metodologia da História Oral. O estudo mostra que, como em outras instituições brasileiras, a implantação do curso foi feita em caráter de urgência, num cenário de carência de professores do ensino secundário e superior. Mesmo tendo formado poucos licenciados em sua fase inicial, o curso pôde suprir algumas demandas. O modelo de formação adotado, calcado no rigor e na distinção, mostra a predominância da ideia de que as tarefas de ensinar e aprender Matemática eram destinadas aos bem dotados intelectualmente. 

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Biografia do Autor

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida (Brasil), UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais, Área: Educação Matemática, na Universidade Estadual de Montes Claros.

Maria Laura Magalhães Gomes (Brasil), Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora do Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2017-09-16

Como Citar

de Castro e Almeida (Brasil), S. P. N., & Gomes (Brasil), M. L. M. (2017). O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE MATEMÁTICA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MONTES CLAROS – MG (1968-1978). Revista História Da Educação, 21(53), 284–306. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/65905

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Seção

Artigo / Article / Artículo