ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME

Autores

  • Roberta Aline Sbrana (Brasil) Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Marcus Vinicius Cunha (Brasil) Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Paschoal Lemme, Memória, Análise Retórica, Educação Brasileira

Resumo

Este trabalho analisa as memórias de Paschoal Lemme, publicadas na década de 1980 contendo aspectos de sua vida e de sua atuação como educador entre os anos de 1920 e 1960. A metodologia utilizada é a análise retórica, fundamentada em Aristóteles e nas obras de Perelman e outros pesquisadores envolvidos na revitalização da retórica. Seguindo os parâmetros desse método, considera-se que todo texto publicado possui uma intencionalidade, sendo destinado a persuadir os leitores para a aceitação de uma ideia e para a adoção de condutas destinadas a manter ou modificar determinado estado de coisas. Esses parâmetros são aplicados às memórias de Lemme com o intuito de identificar as estratégias argumentativas utilizadas pelo autor perante sua audiência.

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Biografia do Autor

Roberta Aline Sbrana (Brasil), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Marcus Vinicius Cunha (Brasil), Universidade de São Paulo

Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

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Publicado

2017-05-08

Como Citar

Sbrana (Brasil), R. A., & Cunha (Brasil), M. V. (2017). ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME. Revista História Da Educação, 96–110. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/62180

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo