DE GRUMETES A KUNUMYS - ESTILOS DE INFÂNCIAS BRASILEIRAS

Autores

  • Christiana Cabicieri Profice (Brasil) Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Gabriel Henrique Moreira dos Santos (Brasil) Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC

Palavras-chave:

infâncias, abordagem sócio-histórica, estudos pessoa-ambiente, educação indígena, antropocentrismo/ecocentrismo

Resumo

Abordamos aspectos sócio-históricos das infâncias brasileiras, compreendidas como resultado da hibridização de diferentes estilos de infância desde a colonização portuguesa. Argumentamos que o primeiro encontro de diferentes estilos se deu com a fuga de dois grumetes da esquadra de Pedro Álvares Cabral, quando aportada em Porto Seguro no primeiro dia de maio de 1500. Desde então se deu um processo de mútuo conhecimento e transformação entre as crianças/jovens que vieram de Portugal e as indígenas locais. Por meio de uma narrativa especulativa desse encontro, que se apoia em fontes sócio-históricas, destacamos os principais aspectos culturais e educacionais (antropocêntrico/ecocêntrico, adultocêntrico/dialógico) dos dois estilos de infância. A partir da perspectiva sócio-histórica refletimos acerca das infâncias atuais e de seus modelos de educação.

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Biografia do Autor

Christiana Cabicieri Profice (Brasil), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professora Titular de Psicologia do DFCH/UESC. Docente e pesquisadora do PRODEMA.

Gabriel Henrique Moreira dos Santos (Brasil), Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC

Graduado em História pela UESC

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Publicado

2017-09-16

Como Citar

Profice (Brasil), C. C., & Santos (Brasil), G. H. M. dos. (2017). DE GRUMETES A KUNUMYS - ESTILOS DE INFÂNCIAS BRASILEIRAS. Revista História Da Educação, 21(53), 307–325. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/61054

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo