Memórias de escola, patrimônio da educação: o Museu e Arquivo Histórico La Salle - Mahls (2002-2014) - Memories of school education: the world heritage Museum and Historical Archive La Salle - Mahls (2002-2014)

Cleusa Maria Gomes Graebin, Doris Bittencourt Almeida, Brasil

Resumo


O estudo apresenta o Museu e Arquivo Histórico La Salle (Mahls), do Unilasalle Canoas, e discute sua importância como local de guarda do patrimônio da escola. Lá estão salvaguardados recursos materiais didáticos, mobiliário escolar, objetos de uso pessoal de alunos e professores, documentos de escolas lassalistas, registros de saberes e fazeres relacionados com práticas docentes e discentes nos Livros Memoriais institucionais. Entre seus objetivos estão: desenvolver projetos de preservação do acervo histórico de escolas dos sistemas público e privado; estimular a pesquisa e o registro da história dessas escolas; e trabalhar, comunicando o acervo, de forma a levar em conta as expectativas e a diversidade sociocultural dos visitantes, conciliando os saberes por eles construídos e acumulados com os conceitos e conteúdos narrados musealmente, por meio das exposições de curta e longa duração.

Palavras-chave: Museu e Arquivo Histórico La Salle, história da educação, museus escolares.


MEMORIES OF SCHOOL EDUCATION: THE WORLD HERITAGE MUSEUM AND HISTORICAL ARCHIVE LA SALLE - MAHLS (2002-2014)

The study presents the Museum and Historical Archive La Salle (Mahls), from Unilasalle Canoas, and discusses its importance as a custody place for the school patrimony. There, the didactic material resources, school furniture, objects of personal use of students and teachers, documents from Lassalian schools and registries of knowledges and practices related to teachers and students practices in the Institutional Memorial Books. Among its objectives are: to develop projects for the preservation of historical collections of private and public schools; promote the research and registry of the history of this schools; and work to communicate the collection, taking into account the expectations and the sociocultural diversity of the visitors, conciliating the knowledges builted and retained by these visitors with the concepts and contents narrated via the museality, through short and long term exhibitions.

Key-words: Museum and Historical Archive La Salle, history of education, school museums.

MEMORIES OF SCHOOL EDUCATION: THE WORLD HERITAGE MUSEUM AND HISTORICAL ARCHIVE LA SALLE - MAHLS (2002-2014)


Texto completo:

PDF

Referências


CORBIN, Alain. O prazer do historiador: entrevista concedida a Laurent Vidal. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 25, n. 49, 2005, p. 11-31.

ESCOLANO, Agustín Benito. Las materialidades de la escuela (a modo de prefacio). In: SILVA, Vera Lucia Gaspar; PETRY, Marília Gabriela (orgs.). Objetos de escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina - séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 11-18.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: Autores Associados, n. 1, 2001, p. 9-43.

KOLLING, Nilo Bidone. O cotidiano escolar em escolas de contexto imigratório nas colônias de Pelotas. In: BASTOS Maria Helena Câmara; TAMBARA, Elomar; KREUTZ, Lúcio (orgs.). Histórias e memórias da educação do Rio Grande do Sul. Pelotas: Seiva, 2002, p. 189 - 226.

LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular. Cadernos Cedes, n. 52, 2000, p. 41-54.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: Unesp, 2004.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização: São Paulo 1876/1994. São Paulo: Unesp; Brasília: Inep/Comped, 2000.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, PUCSP, São Paulo, 1993, p. 7-28.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. As utilidades do passado na biografia dos objetos. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado; RAMOS, Francisco Régis Lopes (org.). Futuro do pretérito: escrita da história e história do museu. Fortaleza: Instituto Frei Tito de Alencar/Expressão Gráfica, 2010, p. 27-51.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



 

 

====================================================================


REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

 

REDES SOCIAIS / SOCIAL NETWORKS

 

                   




INDEXADORES / INDEXERS

 

                  

 

 

 

              

 

 

                    

 

 

 

 

                  

 

 

                       

 

 

                    

 

 

                              

 

 

                    

 

 

                     

 

 

 

PATROCINADORES E APOIADORES / SPONSORS AND SUPPORTERS

 

                            

 

 

              

 

 

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO / DEVELOPMENT AGENCIES