For a compromised history of education - Por uma história comprometida

Autores

  • Luís Alberto Marques Alves, Portugal Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - Rio Grande do Sul

Resumo

Conference closing 10th Luso-Brazilian Congress on the History of Education - Paths and Challenges in the Luso-Brazilian History of Education, Curitiba - 28 august 2014.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Alberto Marques Alves, Portugal, Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - Rio Grande do Sul

Licenciado em História, com mestrado e doutorado em Educação. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Santa Maria, presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe - e sócio da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação.

Referências

ADÃO, Áurea (dir.). A educação nos artigos de jornal durante o estado Novo (1945-1969): um reportório cronológico, temático e onomástico. Lisboa: Instituto de Educação, 2012.

ADÃO, Áurea; MAGALHÃES, Justino (org.) História dos municípios na educação e na cultura: incertezas de ontem, desafios de hoje. Lisboa: Instituto de Educação da UL, 2013.

AMBRÓSIO, Teresa; TERRÈN, Eduardo; HAMELINE, Daniel; BARROSO, João. O século da escola: entre a utopia e a burocracia. Porto: ASA, 2001.

BITTAR, Marisa; FERREIRA JR., Amarilio. História, epistemologia marxista e pesquisa educacional brasileira. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 107, 2009, p. 489-511.

CARNEIRO, A. Henriques. A inspecção do ensino em Portugal: nos finais do século XIX e alvores do século XX. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

CARNEIRO, Roberto. 2020: 20 anos para vencer 20 décadas de atraso educativo - síntese do estudo. In: O futuro da educação em Portugal: tendências e oportunidades. Um estudo de reflexão prospectiva. Lisboa: DAPP do Ministério da Educação, 2000.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de; PINTASSILGO, Joaquim. Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais: Portugal e Brasil, histórias conectadas. São Paulo: Edusp, 2011.

COSTA RICO, Antón. Historia da educación e da cultura en Galicia (séculos IV-XX): permanencias e cambios no contexto cultural e educativo europeo. Vigo: Edicións Xerais de Galicia, 2004.

DORTIER, Jean-François (dir.) Le dictionnaire des sciences humaines. Auxerre: Sciences Humaines, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz & Terra, 2014.

GATTI, Bernardete. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, 2003, p. 191-204.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GÓMEZ GARCIA, María Nieves (ed.). Lecciones de historia de la educación. Sevilha: Alfar, 2005.

GRATALOUP, Christian. L‘École en manque d’ Histoire du monde In : NOREL, Philippe; TESTOT, Laurent (dir.). Une histoire du monde global. Auxerre: Sciences Humaines, 2012, p. 347-349.

HOBSBAWM, Eric; POLITO, Antonio. On the edge of new century. New York: The New Press, 2000.

HOLEINDRE, Jean-Vincent; TESTOT, Laurent (dir.). La guerre des origines à nos jours. Auxerre: Sciences Humaines Éditons, 2014.

JUSTINO, David. Difícil é educá-los. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2010.

MAGALHÃES, Justino. Da cadeira ao banco: escola e modernização (sécs. XVIII-XX). Lisboa: Educa/ UI&DCE, 2010.

NOREL, Philippe ; TESTOT, Laurent (dir.). Une histoire du monde global. Auxerre: Sciences Humaines Éditons, 2012.

NÓVOA, António. Apostar na educação para reinventar Portugal. Jornal de Letras/Educação, n. 1137, ano XXXIV, 2014, p. 1-4.

PROJECTO REGIONAL DO MEDITERRÂNEO. Evolução da estrutura escolar portuguesa (metrópole). Previsão para 1975. Lisboa: Instituto de Alta Cultura/Centro de Estudos de Estatística Económica, 1964.

SARAMAGO, José. Todos os nomes. Lisboa: Caminho, 1997.

SNOW, Charles P. As duas culturas. Lisboa: Presença, 1996.

STEINER, George. Os livros que não escrevi. Lisboa: Gradiva, 2008.

TROGER, Vincent (coord.). Une histoire de l’éducationet de la formation. Auxerre: Sciences Humaines, 2006.

Downloads

Publicado

2014-11-16

Como Citar

Alves, Portugal, L. A. M. (2014). For a compromised history of education - Por uma história comprometida. Revista História Da Educação, 19(45), 187–206. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/51684

Edição

Seção

Documento / Document / Documento