For a compromised history of education - Por uma história comprometida
Resumo
Conference closing 10th Luso-Brazilian Congress on the History of Education - Paths and Challenges in the Luso-Brazilian History of Education, Curitiba - 28 august 2014.
Downloads
Referências
ADÃO, Áurea (dir.). A educação nos artigos de jornal durante o estado Novo (1945-1969): um reportório cronológico, temático e onomástico. Lisboa: Instituto de Educação, 2012.
ADÃO, Áurea; MAGALHÃES, Justino (org.) História dos municípios na educação e na cultura: incertezas de ontem, desafios de hoje. Lisboa: Instituto de Educação da UL, 2013.
AMBRÓSIO, Teresa; TERRÈN, Eduardo; HAMELINE, Daniel; BARROSO, João. O século da escola: entre a utopia e a burocracia. Porto: ASA, 2001.
BITTAR, Marisa; FERREIRA JR., Amarilio. História, epistemologia marxista e pesquisa educacional brasileira. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 107, 2009, p. 489-511.
CARNEIRO, A. Henriques. A inspecção do ensino em Portugal: nos finais do século XIX e alvores do século XX. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
CARNEIRO, Roberto. 2020: 20 anos para vencer 20 décadas de atraso educativo - síntese do estudo. In: O futuro da educação em Portugal: tendências e oportunidades. Um estudo de reflexão prospectiva. Lisboa: DAPP do Ministério da Educação, 2000.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de; PINTASSILGO, Joaquim. Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais: Portugal e Brasil, histórias conectadas. São Paulo: Edusp, 2011.
COSTA RICO, Antón. Historia da educación e da cultura en Galicia (séculos IV-XX): permanencias e cambios no contexto cultural e educativo europeo. Vigo: Edicións Xerais de Galicia, 2004.
DORTIER, Jean-François (dir.) Le dictionnaire des sciences humaines. Auxerre: Sciences Humaines, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz & Terra, 2014.
GATTI, Bernardete. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, 2003, p. 191-204.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GÓMEZ GARCIA, María Nieves (ed.). Lecciones de historia de la educación. Sevilha: Alfar, 2005.
GRATALOUP, Christian. L‘École en manque d’ Histoire du monde In : NOREL, Philippe; TESTOT, Laurent (dir.). Une histoire du monde global. Auxerre: Sciences Humaines, 2012, p. 347-349.
HOBSBAWM, Eric; POLITO, Antonio. On the edge of new century. New York: The New Press, 2000.
HOLEINDRE, Jean-Vincent; TESTOT, Laurent (dir.). La guerre des origines à nos jours. Auxerre: Sciences Humaines Éditons, 2014.
JUSTINO, David. Difícil é educá-los. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2010.
MAGALHÃES, Justino. Da cadeira ao banco: escola e modernização (sécs. XVIII-XX). Lisboa: Educa/ UI&DCE, 2010.
NOREL, Philippe ; TESTOT, Laurent (dir.). Une histoire du monde global. Auxerre: Sciences Humaines Éditons, 2012.
NÓVOA, António. Apostar na educação para reinventar Portugal. Jornal de Letras/Educação, n. 1137, ano XXXIV, 2014, p. 1-4.
PROJECTO REGIONAL DO MEDITERRÂNEO. Evolução da estrutura escolar portuguesa (metrópole). Previsão para 1975. Lisboa: Instituto de Alta Cultura/Centro de Estudos de Estatística Económica, 1964.
SARAMAGO, José. Todos os nomes. Lisboa: Caminho, 1997.
SNOW, Charles P. As duas culturas. Lisboa: Presença, 1996.
STEINER, George. Os livros que não escrevi. Lisboa: Gradiva, 2008.
TROGER, Vincent (coord.). Une histoire de l’éducationet de la formation. Auxerre: Sciences Humaines, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.