Transferências e apropriações de saberes: Friedrich Bieri e a matemática para o ensino primário - Knowledge transferences and appropriations: Friedrich Bieri and the mathematic to the primary school

Autores

  • Circe Mary Silva da Silva, Brasil Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Friedrich Bieri, livro didático, Egger, Grube, Rechenbuch

Resumo

A partir da análise da obra de Friedrich Bieri (1844-1924), um suíço que emigrou para o Brasil no século 19, identificamos apropriações de saberes produzidos em países de língua alemã no ensino brasileiro. A investigação traz um perfil deste personagem, assim como relata o processo de transferência de conhecimentos ocorrido e seu papel no contexto da província do Rio Grande do Sul. A análise da obra de Bieri permitiu concluir que o autor, além de ter sido um dos pioneiros na produção de livros didáticos para escolas teuto-brasileiras, adotou uma proposta pedagógica germânica adaptada ao contexto local e influenciada pelo método de Grube e da reformulação deste por Egger. 

Palavras-chave: Friedrich Bieri, livro didático, Egger, Grube, Rechenbuch.

 

KNOWLEDGE TRANSFERENCES AND APPROPRIATIONS: FRIEDRICH BIERI AND THE MATHEMATIC TO THE PRIMARY SCHOOL

Abstract

Starting from the analyses of Friedrich Bieri (1844-1924) work, a Swiss who immigrated to Brazil in the 19th century, we identified knowledge appropriation produced in German speaking countries in the Brazilian teaching. This study brings up Bieri’s profile as well as reports the knowledge transference process occurred and its role in the country of Rio Grande do Sul. Bieri’s work analyses allowed concluding that the author, besides being one of the precursors of didactics books for Teutonic schools production, also adopted a German pedagogical proposal adapted to the local context and influenced by Grube’s method and its reformulation by Egger.

Key-words: Friedrich Bieri, didactic book, arithmetic, Jakob Egger.   

 

TRANSFERENCIAS Y APROPIACIÓN DEL CONOCIMIENTO: FRIEDRICH BIERI Y LAS MATEMÁTICAS EN LA EDUCACIÓN PRIMARIA

Resumen

A partir del análisis de la obra de Friedrich Bieri (1844-1924), un suizo emigrado a Brasil en el siglo 19, nos ha sido posible identificar algunas apropiaciones de saberes producidos en países germanófonos y posteriormente introducidos en la educación brasileña. El presente trabajo expone el perfil del personaje central y muestra la evolución del proceso de tranferencia de conocimientos que tuvo lugar en su época y el papel que a éste le cupo en el contexto de la província de Rio Grande do Sul. El análisis de la obra de Bieri permite concluir que el autor, además de haber sido un precursor en matéria de producción de libros didácticos para las escuelas germano-brasileñas, propone una visión pedagógica germánica adaptada al contexto local e influída por el método Gube y su posterior reformulación propuesta por Egger.

Palabras-clave: Friedrich Bieri, libro didáctico, Egger, Gube, Rechenbuch.

 

TRANSFERTS ET APPROPRIATION DES SAVOIRS: FRIEDRICH BIERI ET DES MATHEMATIQUES POUR L'ENSEIGNEMENT PRIMAIRE

Résumé

A partir de l’analyse de l’oeuvre de Friedrich Bieri (1844-1924), un suisse émigré au Brésil au 19e siècle, on a pu identifier quelques appropriations des savoirs produits au sein des pays germanophones et puis introduits dans l’éducation brésilienne. Cette recherche expose le profil du personnage, ainsi qu’un récit du processus de transférence de connaissances qui ont eu lieu et de leur rôle dans le contexte de la province de Rio Grande do Sul. L’analyse de l’oeuvre de Bieri a permit de conclure que l’auteur, autre qu’avoir été un des pioniers de la production de livres didatiques pour les écoles germano-brésiliennes, proposé une vision pédagogique germanique adaptée au contexte local et influenciée par la méthode de Grube et sa réformulation postérieure faite par Egger.

Mots-clé: Friedrich Bieri, livre didactique, Egger, Grube, Rechenbuch.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva, Brasil, Universidade Federal do Espírito Santo

Circe Mary Silva da Silva é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Publicou: O IMPA e a formação de uma comunidade de matemáticos no Brasil, Cadernos de Pesquisa, 2009; Publicações sobre História da Matemática com indicações bibliográficas e videográficas comentadas, Editora Livraria da Física, 2013; Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960, em RBE, 2014.

Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514 – 29075-910 – Vitória – ES.

E-mail: cmdynnikov@gmail.com

Referências

ALMEIDA, Manoel Ribeiro. A instrucção pública. Rio de Janeiro, 2 jun., 1872, p. 59.

BIER, Frederico. Relatório do diretor da Instrução, 1879, p. 11. In: Relatórios dos presidentes da Província do Rio Grande do Sul - de 1830 a 1889. Disponível em: <http://hemerotecadigital.bn.br/acervo-digital/relatorios-presidentes-provincias-brasileiras/ 252263>. Acesso em: 10 out., 2012.

BIERI, Friedrich. [Carta] 9 de fev. 1869. Aigle, Suíça [para] Pilgermission Saint Chrischona, Basel. 8f. Autobiografia manifestando interesse em entrar para a missão.

BIERI, Friedrich. Novo methodo para aprender a língua alemã sem fazer traduções. Porto Alegre: Gundlach, 1894.

BIERI, Friedrich. Rechnenbuch für die deutsche schulen in Brasilien. Eine Aufgabesammlung in methodisch- und praktische Auswahl und Ordnung mit faßlicher Anleitung. Erster Teil. [s.n.] 1873.

BIERI, Friedrich. Rechnenbuch für die deutsche schulen in Brasilien. Eine Aufgabesammlung in methodisch- und praktische Auswahl und Ordnung mit faßlicher Anleitung. Zweiter Teil. 4. ed. Basel: Druckerei St. Christchona, 1889.

BIERI, Friedrich. Schlüssel zum beiden teilen des Rechenbuches für die deutsche Schulen in Brasilien. Basel: Druckerei St. Christchona, 1887.

BITTENCOURT, José da Cunha. Relatório da Inspetoria Geral de Instrução Publica da Provincia de S. Pedro do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Typografia do Constitucional, 1873.

BOURDIEU, Pierre. Les conditions sociales de la circulation internationale des idees. Actes de la recherche en sciences sociales, n. 145, 2002, p. 3-8.

BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BÜCHLER, Otto. Praktische Rechenschule in vier Heften für deutsche Schulen in Brasilien - 2. Heft: Erziehung der Rechenfertigkeit in den 4 Grundoperationen im unbegrenzten Zahlenkreise bis zum Abschluß der Bruch- und Dezimalbruchrechnung São Leopoldo: Verlag Rotermund &Cia, 1933.

EDITORIAL. Rio Post, Rio de Janeiro, 8 dez., 1886, p. 1.

EGGER, Jakob. Methodish-pratisches Rechnenbuch für schwerische Volkschulen und Seminarien. Bern: Druck und Verlag von R. J. Wyss, 1874.

EINGEGANGENE BÜCHER UND ZEITSCHRIFTEN. Rio Post, Rio de Janeiro, 16 ago., 1887, p. 5.

ENGELMANN, Erni et al. A saga dos alemães: do Hunsrück para Santa Maria do Rio Novo. Igrejinha: [s.n.], 2005.

ESCOLA BRASILEIRA. A Federação, Porto Alegre, 12 dez., 1891, p. 1.

ESCOLA BRASILEIRA. A Federação, Porto Alegre, 15 dez., 1892, p. 2.

ESPAGNE, Michel. Les Transferts culturels franco-allemands. Paris: PUF, 1999.

EXPEDIENTE DA INSTRUÇÃO PÚBLICA. A Federação, Porto Alegre, 8 abr., 1886, p. 1.

EXPEDIENTE. A Escola: revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, 1877, p. 227.

EXPOSIÇÃO GERAL DE BELAS ARTES. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 10 out., 1894, p. 1.

FERRAZ, Ascanio Motta. Pequeno curso de arithmetica para uso das escolas primárias. Rio de Janeiro: Garnier, 1859.

GOVERNO DO ESTADO. A Federação, Porto Alegre, 25 abr., 1917, p. 1.

GRIMM, Mathaeus, Rechenbuch für deutschen Schulen in Brasilien. Porto Alegre: Livraria Selbach, 1930.

GRUBE, August. Leitfaden für das Rechnen in der Elementarschule nach dem Grundfassen einer heurischenden Methode - ein methodischer Beitrag zum erziehenden Unterricht. Berlin: Verlag von Theod. Enslin, 1873.

KELLERHALS, Katharina. Der gute Schüler war auch früher ein Mädchen: schulgesetzgebung, fächerkanon und geschlecht in der volkschule des kantons Bern. Bern: Haupt, 2010.

KREUTZ, Lucio. Educação no Brasil: história e historiografia. Campinas: Editores Associados, 2001.

KREUTZ, Lucio. Livros escolares e imprensa educacional periódica dos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul, Brasil 1870-1939. Revista Educação em Questão, Natal, v. 31, n. 17, 2008, p. 24-52.

KREUTZ, Lucio. Material didático e currículo na escola teuto-brasileira. São Leopoldo: Unisinos, 1994.

KREUTZ, Lucio; ARENDT, Isabel Cristina. Livros escolares das escolas de imigração alemã no Brasil. Acervo documental e de pesquisa. Unisinos. DVD, 2007.

LIVROS DIDÁTICOS. A Federação, Porto Alegre, 17 mar., 1885, p. 2.

LOUBO, José Teodoro Souza. Primeira aritmetica para meninos. Porto Alegre: Globo, 1893.

MACIEL, Leopoldo Antunes. Relatório do vice-presidente da Província, em 28 de outubro de 1882. In: Relatórios dos presidentes da Província do Rio Grande do Sul - de 1830 a 1889. Disponível em: < http://hemerotecadigital.bn.br/acervo-digital/relatorios-presidentes-provincias-brasileiras/252263>. Acesso em: 10 out., 2012.

MEDEIROS, Antonio Augusto Borges. Mensagem enviada à base dos representantes do Estado do Rio Grande do Sul. Em 20 de setembro de 1818. Disponível em: http://hemerotecadigital.bn.br/relatorios-dos-presidentes-dos-estados-brasileiros-primeira-republica/720500. Acesso em: 20 nov., 2013.

NAST, Wilhelm; TOCHTROP, Leonhard. Mein Rechenbuch - 4. Heft. São Leopoldo: Rotermund & Co., 1935.

PALMER, Christian; WILDERMUTH, Johann (ed.). Encyklopädie des gesamten Erziehungs und Unterrichtswesens. Tübingen: Verlag von Rudolf Besser, 1870.

REIS, Luiz Augusto. O ensino público primario em Portugal, Espanha, França e Belgica: escolas primarias elementares e superiores, maternais, profissionais, normais, asilos e jardins infantis, museus pedagogicos, etc: relatório apresentado a inspectoria geral de instrução publica da capital federal. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1892.

Relatórios dos presidentes da Província do Rio Grande do Sul - de 1830 a 1889. Disponível em <http://hemerotecadigital.bn.br/acervo-digital/relatorios-presidentes-provincias-brasileiras/252263> Acesso em: 10 out., 2012.

RENAULT, Victor. Postillas de arithmética para meninos. Rio de Janeiro: Garnier, 1865.

RIO GRANDE DO SUL. Deutsche Zeitung, Curitiba, 5 mar., 1897, p. 2.

ROCHE, Jean. La colonization allemande et le Rio Grande do Sul. Paris: Univ. de France, 1959.

RODRIGUES, Helenice. Transferência de saberes: modalidades e possibilidades. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 53, 2010, p. 203-255.

ROTERMUND, Wilhelm. Rechnenfibel: primeiro livro de aritmética. São Leopoldo: Evangelische Buchandlung, 1879.

SCHNEIDER, Regina Portela. A instrução pública no Rio Grande do Sul: 1770-1889. Porto Alegre: Ufrgs, 1993.

Seção Judiciária. A Federação, Porto Alegre, 17 maio, 1906, p. 2.

SILVA, Circe Mary Silva. O livro didático de matemática no Brasil. In: John Fossa (org.). Facetas do diamante: ensaios sobre educação matemática e história da matemática. Rio Claro: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2000, p. 109-162.

TELLES, Leandro. Friedrich Bieri: professor evangélico e pioneiro do espiritismo no Rio Grande do Sul. SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL, 2, 1976. Anais ... São Leopoldo: Unisinos, 1976, p. 115-134.

VERMISCHTES. Rio Post, Rio de Janeiro, 19 jul., 1887, p. 5.

WILLENS, Emilio. A aculturação dos alemães no Brasil: estudo antropológico dos alemães e seus descendentes no Brasil. São Paulo: Brasiliana, 1980.

WULFHORST, Ingo (org.). Espiritualismo/espiritismo: desafios para a igreja na América Latina. São Leopoldo: Sinodal, 2004.

Publicado

2014-10-11

Como Citar

Silva da Silva, Brasil, C. M. (2014). Transferências e apropriações de saberes: Friedrich Bieri e a matemática para o ensino primário - Knowledge transferences and appropriations: Friedrich Bieri and the mathematic to the primary school. Revista História Da Educação, 19(45), 43–66. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/48962

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo