Escolas étnicas polonesas no Rio Grande do Sul (1875-1939) - Polish ethnic schools in Rio Grande do Sul (1875-1939)

Autores

  • Adriano Malikoski Universidade de Caxias do Sul - UCS - PPGE - Mestrado em Educação
  • Lúcio Kreutz, Brasil Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Escolas étnicas polonesas. Imigração polonesa. Escola. Cultura.

Resumo

Neste artigo tem-se por objetivo apresentar resultados de pesquisa sobre as escolas étnicas polonesas, organizadas no Estado do Rio Grande do Sul entre o período de 1875 e 1939. Na história cultural como referência de leitura desse processo de ensino, privilegia-se a compreensão dos aspectos que envolvem a reconstrução do passado em uma narrativa, no cuidado e no tratamento das fontes. Essas escolas foram formadas por meio de características culturais da imigração polonesa, tais como língua, religião e outras instituições culturais. Estavam associadas ao esforço de proporcionar ensino elementar em comunidades homogêneas desse grupo de imigrantes, com traços culturais distintos, presentes em diversos municípios do Estado. Até pouco antes do processo de nacionalização do ensino, em 1938, estavam organizadas 128 escolas, com 4.560 alunos e 114 professores. 

Palavras-chave: escolas étnicas polonesas, imigração polonesa, cultura e etnicidade.

 

POLISH ETHNIC SCHOOLS IN RIO GRANDE DO SUL (1875-1939)

Abstract

This paper aims to present research results of the Polish ethnic schools organized in the State of Rio Grande do Sul in the period between 1875 and 1939. In cultural history, which is a reading reference of the teaching process, emphasis is given to the aspects that involve the rebuilding of the past in a narrative, to the care and to the treatment of the sources. These schools were formed through cultural characteristics of polish immigration, such as language, religion and other cultural institutions. They were associated with the effort to provide elementary education in homogeneous communities of this group of immigrants, with distinct cultural traits in several municipalities in the state. Up to the teaching nationalization process, in 1938, were organized 128 schools, with 4560 students and 114 teachers.

Key-words: polish ethnic schools, polish immigration, culture and ethnicity.

 

ESCUELAS ÉTNICAS POLACAS EN RIO GRANDE DO SUL (1875-1939)

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar resultados de investigación de las escuelas étnicas polacas organizadas en el Estado de Rio Grande do Sul del período comprendido entre 1875 y 1939. La historia cultural como referencia de lectura de este proceso de enseñanza, hace hincapié en la comprensión de los aspectos relacionados con la reconstrucción del pasado en un relato, en el cuidado y tratamiento de las fuentes. Estas escuelas se formaron a través de las características culturales de la inmigración polaca, como idioma, religión y otras instituciones culturales. Estaban asociados no esfuerzo de proporcionar educación primaria en comunidades homogéneas de este grupo de inmigrantes, con rasgos culturales distintos en varios municipios del estado. Hasta poco antes del proceso de Nacionalización de Enseñanza en 1938, organizaron 128 escuelas con 4560 alumnos y 114 profesores.

Palabras clave: escuelas étnicas polacas, inmigración polaca, cultura y etnicidad.

 

ÉCOLES ETHNIQUES POLONAISES EN RIO GRANDE DO SUL (1875-1939)

Résumé

Cet article vise à présenter les résultats de la recherche sur les écoles ethniques polonais organisés dans l'État de Rio Grande do Sul, dans la période entre 1875 et 1939. Dans l'histoire culturelle comme référence la lecture de ce processus d'enseignement, l'accent est mis sur la compréhension du de nombreux aspects impliquant la reconstruction du passé dans un récit, dans les soins et le traitement des sources. Ces écoles ont été formés par des caractéristiques culturelles de l'immigration polonaise comme la langue, la religion et d'autres institutions culturelles. Ils ont été associés à l'effort à fournir une éducation élémentaire dans lesdites communautés homogènes de ce groupe d'immigrants, avec des traits et des cadeaux culturels distincts dans plusieurs municipalités de l'État. Juste avant le processus de nationalisation de l'enseignement en 1938 ont été organisées 128 écoles avec 4560 étudiants et 114 enseignants.

Mots-clé: écoles ethniques polonais, immigration polonaise, culture et ethnicité.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Malikoski, Universidade de Caxias do Sul - UCS - PPGE - Mestrado em Educação

Estudante bolsista CAPES PROSUP do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Uiversidade de Caxias do Sul.

Lúcio Kreutz, Brasil, Universidade de Caxias do Sul

Professor da Universidade de Caxias do Sul, Doutor em Educação, pesquisador  Pq CNPq.

Referências

BRASIL. Decreto-lei n. 406, de 4 de maio de 1938: dispõe sobre a entrada de estrangeiros em território nacional. Coleção de leis do Brasil - 1938, p. 92, v. 2. Rio de Janeiro: Diário Oficial da União, 6 maio 1938, seção 1, p. 8494.

BRASIL. Decreto-lei n. 1545, de 25 de agosto de 1939: dispõe sobre a adaptação ao meio nacional dos brasileiros descendentes de estrangeiros. Coleção de decretos de 1931 a 1945. Rio de Janeiro: Diário Oficial da União, 25 ago. 1939, seção 1, p. 8502.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1988.

CUBER, Antoni. Z nad Uruguayu. In: ZDANOWSKI, Felix, Kalendarz Polski na rok zwyczajny 1898. Porto Alegre: edição do autor, 1898.

DEMBICZ, Andrzej; KIENIEWICZ, Jan. Polônia e polono-brasileiros. Varsóvia: Cesla, 2001.

FOUCAULT, Michel. As palavras e a coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 2000.

GARDOLINSKI, Edmundo. Escolas da colonização polonesa no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EST; Caxias do Sul: UCS, 1977.

GARDOLINSKI, Edmundo. Imigração e colonização polonesa. In: BECKER, Klaus (org.). Enciclopédia rio-grandense. Canoas: Regional, v. 5, 1958, p. 3-114.

GAZETA HANDLOWO-GEOGRAFICZNA. Ano II, n. 10, 1900, p. 76. [Acervo Sociedade Polônia - Porto Alegre/RS.]

GLUCHOWSKI, Kazimierz. Os poloneses no Brasil. Porto Alegre: Rodycz & Ordakowski, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da antropologia transnacional. In Mana - Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, 1997, p. 7-39.

KALENDARZ POLSKI, 1898. Fotocópia. Acervo da Sociedade Polônia - Porto Alegre/ RS.

KIENIEWICZ, Jan. Os poloneses e sua história. In: DEMBICZ, Andrzej; KULA, Marcin, Relações entre Polônia e Brasil: passado e presente. Varsóvia: Cesla, 1996, p. 19-38.

KŁOBUKOWSKI, Stanisław. Wspomnienia z podróży po Brazylii, Argentynie, Paragwaju, Patagonii i ziemi ognistej. Lwów: Nakładem Gazety Handlowo - Geograficznej. Z drukarni W. A. Szyjkowskiego, 1898.

KREUTZ, Lúcio. Diferenças étnicas e educação intercultural: a partir de que entendimento de etnicidade? Série-Estudos, Campo Grande, n. 15, 2003, p. 81-92.

KREUTZ, Lúcio. Escolas étnicas na história da educação brasileira: a contribuição dos imigrantes. In: STEPHANOU, Maria (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 150-165.

KREUTZ, Lúcio. Etnia e educação: perspectivas para uma análise histórica. In: SOUZA, Cyntia Pereira de; CATANI, Denise Bárbara (org.). Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente, São Paulo: Escrituras, 1998, p. 93-109.

KREUTZ, Lúcio. O professor paroquial: magistério e imigração alemã. Pelotas: Seiva, 2004.

LIVRO DE ATAS DA SOCIEDADE POLÔNIA - BRASPOL. Porto Alegre/RS, 1939.

LUPORINI, Teresa Jussara. Educação polonesa: os fundamentos da educação escolar étnica revisitados. In: LUCHESE, Terciane Ângela; KREUTZ, Lúcio (orgs.). Imigração e educação no Brasil: histórias, processos e práticas escolares. Santa Maria: UFSM, 2011, p. 165-190.

MALCZEWSKI, Zdzislaw. A presença dos poloneses e da comunidade polônica no Rio de Janeiro. Varsóvia: Cesla, 1998.

MALIKOSKI, Adriano. Escolas étnicas dos imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul, (1875-1939). Caxias do Sul: UCS, 2014. 220f. Dissertação (mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul.

PARAISO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAISO, Marlucy Alves (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012, p. 23-46.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e história cultural. Belo. Horizonte: Autêntica, 2008.

POUTIGANT, Philippe; STREIFF-FENART, Jocelyne. As teorias da etnicidade. São Paulo: Unesp, 1998.

PRZEGLAD, Towarzystw i szkol Polskich w Brazylij. Relatório das sociedades e escolas polonesas no Brasil - Estado do Rio Grande do Sul - Realizado pelo consulado da Polônia em Curitiba, 1937. Museu Municipal, Áurea/RS.

Relatório de Instrução Pública 1883 - Coleção de Mensagens Presidenciais - Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul - AHRGS, Porto Alegre/RS

Revista Przeglad Emigracyjny, 1892 - Acervo do Padres Vicentinos - Curitiba/PR.

SCHNEIDER, Regina Portela. A instrução pública no Rio Grande do Sul (1770-1889). Porto Alegre: Ufrgs/EST, 1993.

SEK, Jan. Szkolnictwo Polonijne w Brazylij w latach 1941-1980. Lublin: Szkolnictwo w XX wiek, 1986.

STANISLAW, Arnold; ZYCHOWSKI, Marian. Esboço da história da Polônia. Varsóvia: Polônia, 1963.

STAWINSKI, Alberto Victor. Primórdios da imigração polonesa no Rio Grande do Sul (1875-1975). Porto Alegre: EST, 1999.

WACHOWICZ, Ruy Christovam. As escolas da colonização polonesa no Brasil. Curitiba, Champagnat, 2002.

WACHOWICZ, Ruy Christovam. O camponês polonês no Brasil: raízes medievais da mentalidade emergente. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1974.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

Malikoski, A., & Kreutz, Brasil, L. (2016). Escolas étnicas polonesas no Rio Grande do Sul (1875-1939) - Polish ethnic schools in Rio Grande do Sul (1875-1939). Revista História Da Educação, 317–331. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/45004

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo