Da roça para a escola: institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no Paraná (1930-1960) - From the countryside to the school: institutionalization and expansion of rural primary schools in Paraná (1930-1960)

Autores

  • Analete Regina Schelbauer, Brasil Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

História da educação, história, educação, escola primária rural

Resumo

No âmbito do presente artigo propõe-se a compreender o processo de institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no Estado do Paraná, Brasil, por meio das iniciativas empreendidas pelo governo estadual, suas relações com as diretrizes federais e as tematizações relacionadas à educação rural, entre as décadas de30 a60 do século 20. Os documentos que deram suporte à investigação constituem-se das mensagens e relatórios de governadores estaduais e interventores federais, analisadas a partir da produção historiográfica sobre o tema. Tais documentos possibilitaram construir um quadro das ações governamentais acerca da educação rural, identificar o tratamento dado à temática da escola do meio rural, verificar os modelos de escolas criadas e analisar as particularidades que marcaram o ensino primário rural no Estado. 

Palavras-chave: escola primária rural, educação rural, institucionalização e expansão do ensino rural, Estado do Paraná.


FROM THE COUNTRYSIDE TO THE SCHOOL: INSTITUTIONALIZATION AND EXPANSION OF RURAL PRIMARY SCHOOLS IN PARANÁ (1930-1960)

Abstract

This article proposes to understand the process of institutionalization and expansion of rural primary schools in Paraná, through the initiatives undertaken by the State government and its relationship with the federal dictates and themes related to rural education, between the 30th and 60th decades of 20th century. The documentary sources that supported the research constitute the messages and reports of State governors and federal stakeholders of the State approached, examined from historical production on the subject. Such documents allowed to build a framework of government actions on rural education, identify the treatment given to the issue of rural school, check the arrangements for schools created and analyze the peculiarities that marked rural primary education in the State.

Key-words: rural primary school, rural education, institutionalization and expansion of rural education, Sate of Paraná.


DEL CAMPO PARA LA ESCUELA: INSTITUCIONALIZACIÓN Y EXPANSIÓN DE LAS ESCUELAS PRIMARIAS RURALES EN EL PARANÁ

Resumen

En este artículo se examina el proceso de institucionalización y expansión de las escuelas primarias rurales de Paraná, por intermedio de iniciativas emprendidas por el gobierno estatal comparado a los preceptos federales y las temáticas relacionadas a la educación rural entre los años 30 hasta 60 del siglo 20. Las fuentes documentales utilizadas en la investigación constituyen de los mensajes e informes de los gobernadores de los estados e interventores federales de este estado, analizados desde la producción historiografía sobre el tema. Tales documentos permiten construir un marco de acciones gubernamentales acerca de la enseñanza rural, identificar el tratamiento dado a este objeto, averiguar las peculiaridades de escuelas creadas y analizar las particularidades de que caracterizaron la enseñanza rural primaria en el Estado.

Palabras-clave: escuela primaria rural, educación rural, institucionalización y expansión de la enseñanza rural, Estado del Paraná.


DE LA CAMPAGNE VERS L'ÉCOLE: INSTITUTIONNALISATION ET EXPANSION DES ÉCOLES PRIMAIRES RURALES DANS L’ÉTAT DE PARANA (1930-1960)

Résumé

Cet article cherche à comprendre le processus d'institutionnalisation et l'expansion des écoles primaires rurales au État de Paraná, à travers les initiatives prises par le gouvernement de l'État et de ses relations avec les impératifs fédéraux et thématisations liés à l'éducation en milieu rural, les décennies entre les années 30 et 60 du siècle 20. Les sources documentaires qui ont soutenu la recherche constituent des messages et les rapports des gouverneurs des États et des intervenants fédéraux dans l'Etat en question, analysés à partir de la production historiographie sur le sujet. Ces documents ont permis de construire un cadre de l'action gouvernementale en matière d'éducation en milieu rural, d'identifier le traitement du thème de l'école rurale, vérifier les modèles d'écoles créés et d'analyser les particularités qui ont marqué l'enseignement primaire en milieu rural dans l'État.

Mots-clé: l’école primaire en milieu rural, l'éducation rurale, l'institutionnalisation et l'expansion de l'éducation rurale, l’État de Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analete Regina Schelbauer, Brasil, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em História e Historiografia da Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A formação do professor para as escolas rurais e as políticas de educação do homem do campo. In: WERLE, Flávia O. C. (org.). Educação rural: práticas civilizadoras e institucionalização da formação de professores. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Líber livros, 2010, p. 74-90.

ARQUIVO PÚBLICO. História administrativa do Paraná (1853-1947): criação, competên-cias e alterações das unidades administrativas da Província e do Estado. Curitiba: Imprensa Oficial/Deap, 2000.

ARQUIVO PÚBLICO. História administrativa do Paraná (1948-1998): criação, competên-cias e alterações das unidades administrativas do Estado. Curitiba: Imprensa Oficial/Deap, 2002.

ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de. História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada. Araraquara: Unesp, 2013. 216f. Tese (doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

BALHANA, Altiva; PINHEIRO MACHADO, Brasil; WESTPHALEN, Cecília Maria. História do Paraná. 2. ed. Curitiba: Grafipar, 1969.

BAREIRO, Edson. Políticas educacionais e escolas rurais no Paraná 1930-2005. Maringá: UEM, 2007. 107f. Dissertação (mestrado em Educação para Ciência). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Universidade Estadual de Maringá.

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas. Política de educação no campo para além da alfabetização (1952-1963). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

BRASIL. Decreto n. 16.782, de 13 de janeiro de 1925. Reforma João Luíz Alves da Rocha Vaz. In: BRASIL. Coleção de Leis do Brasil, Câmara dos Deputados. 1925, p. 20, v. 2.

BRASIL. Lei n. 378, de 13 de janeiro de 1937. Dá nova, organização ao Ministério da Educação e Saúde Pública. Rio de Janeiro, 1937. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action ?id=102716>. Acesso em: 12 dez. 2012.

BRASIL. Decreto federal n. 13.014, de 4 de maio de 1918. Diário Oficial. Estados Unidos do Brasil. República Federal. Ano LVIII - 31º. da República - N. 100. Capital Federal, 4 de maio de 1919. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1772459/dou-secao-1-04-05-1919-pg-1/pdfView>. Acesso em: 10 jan. 2013.

CAINELLI, Marlene Rosa. Entre a roça e o ditado: a Campanha Nacional de Educação Rural Londrina 1952/1963. Curitiba: UFPR, 1994. 140f. Dissertação (mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Paraná.

CANCIAN, Nadir Aparecida. Cafeicultura paranaense 1900/1970. Curitiba: Grafipar, 1981.

CAPELO, Maria Regina Clivati. Educação, escola e diversidade cultural no meio rural de Londrina: quando o presente reconta o passado. Campinas: Unicamp, 2000. 298f. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

CAPELO, Maria Regina Clivati. Papéis sociais cruzados: memórias e representações de professoras rurais. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, 2008, p. 44-65.

COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARANÁ. Colonização e desenvolvimento do norte do Paraná. São Paulo: CMNP, 1975.

CURY, Jamil. Estado e políticas de financiamento em educação. Educação e Sociedade, v. 28, n. 100, 2007, p. 831-855.

DAMASCENO, Maria; BESERRA, Bernadete. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 1, 2004, p. 79-89.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: USP, 2003.

GAUTHIER Pierre-Louis; LUGINBÜHL, Odile (coord.). Dossier éducation et ruralités. Revue Internationale d’Éducation, Sèvres, n. 59, 2012, p. 1-146.

GRAÇA FILHO, Afonso de Alencastro. História, região e globalização. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

HALL, Robert King. Problemas de educação rural. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, 1950.

HERVATINI, Luciana; SCHELBAUER, Analete Regina. A escola normal regional no interior do Paraná: a realidade e a idealidade de suas práticas pedagógicas. Revista HISTEDBR On-line., v. 12, n. 45, 2012, p. 296-309. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/ histedbr/issue/view/224>. Acesso em 10 jan., 2012.

HOFF, Sandino. A ocupação do norte. In: PAZ, Francisco (org.). Cenários de economia e política - Paraná. Curitiba: Prephacio, 1991, p. 25-39.

IBGE. Sinopse do Censo Demográfico 1960, 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010. Brasil, 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/ index.php?dados=9&uf=00>. Acesso em 15 dez., 2012.

IPARDES. O Paraná reinventado: política e governo. Curitiba: Ipardes, 1989.

IPARDES. Séries retrospectivas do Paraná: dados históricos da indústria (1940-1980). Curitiba: Ipardes, 1993.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 2012.

MAGALHÃES, Marion Brepohl de. Paraná: política e governo. Curitiba: Seed, 2001.

MARQUES, Vera Regina Beltrão Marques; FARIAS, Fabiana Costa de Senna Ávila. Façamos dessa gente um elemento seguro do nosso progresso material e moral: a inspeção médico-escolar no Paraná dos anos 1920. Educação em Revista, v. 26, n. 1, 2010, p. 287-302.

MARTINIAK, Vera Lucia. Processo histórico de institucionalização das primeiras escolas agrícolas nos Campos Gerais, PR. Campinas: Unicamp, 2011. 129f. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

MENEGUETTI, Karin Schwabe. Cidade jardim, cidade sustentável: a estrutura ecológica urbana e a cidade de Maringá. Maringá: UEM, 2009.

MENNUCCI, Sud. (1934). A crise brasileira de educação. Versão para eBook. eBooksbrasil. Fonte digital. Digitalização da 2. edição em papel de 1934. São Paulo: Piratininga, 1934.

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. As escolas rurais e a formação de professores: a experiência do Paraná 1946-1961. In: WERLE, Flávia Obino Corrêa (org.). Educação rural em perspectiva internacional: instituições, práticas e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2007, p. 79-98.

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A formação do professor para as escolas rurais no Paraná no contexto das políticas de educação nacionais e internacionais. Revista HISTEDBR On-line, n. 43, 2011, p. 21-31.

MOTA, Lucio Tadeu; NOELLI, Francisco Silva. A pré-história da região onde se encontra Maringá, Paraná. In: DIAS, Reginaldo Benedito; GONÇALVES, José Henrique Rollo. Maringá e o norte do Paraná: estudos de história regional. Maringá: UEM, 1999, p. 21-50.

OLIVEIRA, Dennilson de. A urbanização e industrialização no Paraná. Curitiba: Seed, 2001.

PARANÁ. Interventor (1932-1939: Manoel Ribas). Relatório apresentado a S. Excia. Dr. Getúlio Vargas M. D. Presidente da República pelo Snr. Manoel Ribas, Interventor Federal no Estado do Paraná. Exercício de 1932 a 1939. Curitiba, 1939.

PARANÁ. Interventor (1937-1942: Manoel Ribas). Relatório apresentado a S. Excia. Dr. Getúlio Vargas M. D. Presidente da República pelo Snr. Manoel Ribas, Interventor Federal no Estado do Paraná. Exercício de 1937 a 1942. Curitiba, 1942.

PARANÁ. Interventor (1940-1941: Manoel Ribas). Relatório apresentado a S. Excia. Dr. Getúlio Vargas M. D. Presidente da República pelo Snr. Manoel Ribas, Interventor Federal no Estado do Paraná. Exercício de 1940-1941. Curitiba, 1941.

PARANÁ. Mensagem apresentada a Assembléia Legislativa do Estado por ocasião da abertura da Sessão Legislativa de 1948, pelo Senhor Moysés Lupion, Governador do Paraná. Curitiba, PR, 1948.

PARANÁ. Mensagem apresentada a Assembléia Legislativa do Estado por ocasião da abertura da Sessão Ordinária de 1950, pelo Senhor Moysés Lupion, Governador do Paraná. Curitiba, PR, 1950.

PARANÁ. Mensagem apresentada a Assembléia Legislativa do Estado por ocasião da abertura da 1ª. Sessão Ordinária da 2ª. Legislatura, pelo Senhor Bento Munhoz, Governador do Paraná. Curitiba, PR, 1951a.

PARANÁ. Mensagem apresentada a Assembléia Legislativa do Estado por ocasião da abertura da Sessão Legislativa Ordinária de 1958, pelo Senhor Moysés Lupion, Governador do Paraná. Curitiba, PR, 1958.

PARANÁ. Mensagem apresentada ao Congresso Legislativo do Estado ao instalar-se a 1ª Sessão da 20ª Legislatura de 1930, por Affonso Alves e Camargo, Presidente do Paraná. Curitiba, PR, 1930.

PARANÁ. Mensagem dirigida ao Chefe de Governo Provisório da República Dr. Getúlio Vargas em 1931, pelo General Mario Tourinho, Interventor Federal no Paraná. Curitiba, PR, 1931.

PARANÁ. Parecer CEE/CEB N. 1011/2010. Estado do Paraná - Conselho Estadual de Educação - Câmara de Educação Básica. Consulta sobre as Normas e princípios para a implementação da Educação Básica do Campo no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, bem como do processo de definição da identidade das Escolas do Campo. Curitiba, PR, 2010.

PARANÁ. Presidente de Estado (1924-1928: Caetano Munhoz da Rocha). Relatório apresentado ao Congresso Legislativo pelo Snr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente de Estado no Paraná. Exercício de 1924-1928). Curitiba, 1928.

PARANÁ. Relatório - A concretização do Plano de Obras do Governador Moyses Lupion (1947-1950). Curitiba, PR, 1950.

PARANÁ. Relatório apresentado ao governador Bento Munhoz da Rocha Netto, pelo Diretor do Departamento Administrativo do Oeste do Paraná (DAO), Estevam Ribeiro de Souza Netto, em 1951. Curitiba, PR, 1951b.

PASSADOR, Cláudia Souza. A educação rural no Brasil: o caso da escola do campo no Paraná. São Paulo: Annablume, 2006.

PEREIRA, Roberval Eloy. A consolidação de escolas unidocentes como política de educação para a zona rural no Estado do Paraná. São Paulo: Annablume-Fundação Araucária, 2002.

PILOTO, Erasmo. A educação é direito de todos. Curitiba: Max Roesner, 1952.

PROJETO Escolas Rurais. IBOPE Inteligência/Instituto Paulo Montenegro. Pesquisa desenvolvida para o Senar. Brasil, 2010. Disponível em: <http://www.canaldoprodutor. com.br/sites/default/files/Escolas_Rurais_no_Brasil_2010_0.pdf> Acesso em: 10 nov. 2012.

PRYJMA, Marielda Ferreira. A organização escolar: a análise da escola primária paranaense no período de 1930 a 1945. Curitiba: UFPR, 2011. 143f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná.

TIBUCHESKI, Jaqueline Kugler. Educação rural no município de Araucária/PR: de escolas isoladas a escolas consolidadas. Curitiba: UTP, 2011. 181f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Tuiuti do Paraná.

TOMAZI, Nelson Dacio. Construções e silêncios sobre a (re)ocupação da região norte do estado do Paraná. In: DIAS, Reginaldo Benedito; GONÇALVES, José Henrique Rollo. Maringá e o norte do Paraná: estudos de história regional. Maringá: UEM, 1999, p. 51-86.

WACHOWICZ, Rui Christovam. História do Paraná. Ponta Grossa: UEPG, 2010.

Downloads

Publicado

2014-04-17

Como Citar

Schelbauer, Brasil, A. R. (2014). Da roça para a escola: institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no Paraná (1930-1960) - From the countryside to the school: institutionalization and expansion of rural primary schools in Paraná (1930-1960). Revista História Da Educação, 18(43), 71–91. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/39687

Edição

Seção

Dossiê - Dossier