Ensino obrigatório: prudente é esperar-se do tempo o preciso remédio

Autores

  • Cíntia Borges de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil
  • Dimas Santana Souza Neves Universidade do Estado de Mato Grosso - Brasil
  • José Gonçalves Gondra Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Resumo

Neste trabalho procuramos debater o tema da obrigatoriedade do ensino em Minas Gerais e Mato Grosso, províncias que procuraram normatizar essa medida desde a primeira metade do século 19. Com isso, ancoramos o estudo nas contribuições dos estudos comparados e na análise dos discursos dos relatórios dos presidentes de uma província do sudeste e uma do oeste do Brasil. Por se tratar do exame de uma medida de alcance global, voltada para as multiplicidades, a pesquisa buscou dialogar com a concepção de governamentalidade, considerando o tema da escola obrigatória como necessidade e urgência voltada para gestão e homogeneização da população.

Palavras-chave: obrigatoriedade do ensino, Minas Gerais, Mato Grosso.

 

COMPULSORY EDUCATION: “IT IS PRUDENTE TO EXPECT THE PRECISE REMEDY FROM THE TIME”

Abstract

In this current work, we sought to discuss the issue of compulsory education in Minas Gerais and Mato Grosso, Provinces that sought to standardize this step since the first half of the nineteenth century. With this, we will anchor the current study of contributions from comparative studies and discourse analysis of the chairmen's reports of a southeastern province and one in western Brazil. Because this fact is taking a measure of global reach, so, the current work is focused on the multiplicities. The research sought dialogue with the conception of governmentality, considering the subject of compulsory education as a necessity and urgency facing management and homogenization of the population.

Key-words: compulsory education, Minas Gerais, Mato Grosso.

 

ENSEÑANZA OBLIGATORIA: "PRUDENTE ES ESPERAR DEL TIEMPO EL PRECISO REMEDIO"

Resumen

En este trabajo buscamos debatir el tema de la obligatoriedad de la enseñanza en Minas Gerais e Mato Grosso, Provincias que buscaron normar esa medida desde la primera mitad del siglo 19. Con eso, basamos el estudio en las contribuciones de los estudios comparados y en el análisis del discurso de informes de los presidentes de una provincia del sudeste y una del oeste del Brasil. Por tratarse del examen de una medida de alcance global, dirigida para las multiplicidades, la investigación buscó dialogar con la concepción de gubernamentalidad, considerando el tema de la escuela obligatoria como necesidad y urgencia dirigida para la gestión y homogeneización de la población.

Palabras-clave: obligatoriedad de la enseñanza, Minas Gerais, Mato Grosso.

 

ENSEIGNEMENT OBLIGATOIRE: “PRUDENTE EST ATTENDEZ DU TEMPS LE PRECISE REMÈDE"

Resumé

Dans ce étude, nous examinons la question de la scolarité obligatoire dans les Provinces de Minas Gerais et de Mato Grosso, provinces qui cherchaient à uniformiser cette mesure depuis la première moitié du 19e siècle. Avec cela, nous ancrons l'étude basés sur les contributions des études comparatives et l'analyse du discours des rapports des présidents de deux provinces ; une du sud-est et une autre d’ouest du Brésil. Parce qu'elle est une mesure de portée mondiale, centrée sur les multiplicités, l'investigation a cherché le dialogue avec le concept de la gouvernementalité, considérant l'objet de l'enseignement obligatoire comme une nécessité et urgence face à gestion et l'homogénéisation de la population.

Mots-clé: l'enseignement obligatoire, Minas Gerais, Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Borges de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

 

Downloads

Publicado

2012-08-24

Como Citar

Almeida, C. B. de, Neves, D. S. S., & Gondra, J. G. (2012). Ensino obrigatório: prudente é esperar-se do tempo o preciso remédio. Revista História Da Educação, 16(38), 125–147. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/31513

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo