A construção do conhecimento pedagógico e os seus especialistas: linhas de trabalho para uma investigação histórica e comparada sobre revistas de ensino

Luis Miguel Carvalho

Resumo


 

Este artigo procura desenvolver um conjunto de linhas de orientação para uma investigação histórica comparada sobre a produção, a circulação e a apropriação do conhecimento pedagógico especializado e a concomitante emergência dos seus especialistas (entre 1920 e 1935). As revistas pedagógicas, que são a fonte principal da pesquisa, são tomadas como veículos da difusão e negociação desse discurso especializado. A primeira parte do artigo concentra-se em três tópicos: a relação pedagogia científica, Estado e escola de massas; a participação das revistas na circulação de modelos de modernização; o papel das revistas na construção política do saber especializado. A segunda parte do artigo enquadra estas linhas de inquirição num exercício sobre o uso crítico das propostas sobre a difusão global de modelos estandardizados de organização educacional.

Palavras-chave: educação; história comparada.

 

Abstract

This paper seeks to develop a script for a historical-comparative study on the diffusion, circulation and appropriation of a specialized pedagogical knowledge and, concomitantly, the rise of its experts (between 1920 and 1935). Pedagogical journals, which are the main sources of the study, are seen as important vehicles for the diffusion and negotiation of this discourse. The first part of the paper presents a preliminary discussion of three central topics of the inquiry; the relationship scientific pedagogy, State, mass schooling; the role of pedagogical journals in the circulation of modernization models; and the role of pedagogical journals in the politics of educational knowledge. The second part of the paper tries to inscribe those topics in the critical use of the approach of global diffusion of standardized models of educational organization.

Keywords: education, historical comparative study.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



 

 

====================================================================


REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

 

REDES SOCIAIS / SOCIAL NETWORKS

 

                   




INDEXADORES / INDEXERS

 

                  

 

 

 

              

 

 

                    

 

 

 

 

                  

 

 

                       

 

 

                    

 

 

                              

 

 

                    

 

 

                     

 

 

 

PATROCINADORES E APOIADORES / SPONSORS AND SUPPORTERS

 

                            

 

 

              

 

 

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO / DEVELOPMENT AGENCIES