A favor do conhecimento histórico

José Fernando Kieling

Resumo


 

O artigo originou-se de exposição em seminário promovido pela Asphe em abril de 1999, sobre os parâmetros metodológicos para a História da Educação. Procura explicitar as peculiaridades dos referenciais da história, da pedagogia e da história da educação para a explicação da complexa realidade educacional.  Termina evocando, a partir de Marx, a radicalidade histórica - singular ou social - da construção das categorias e conceitos históricos.

Palavras-chave: história da educação, parâmetros metodológicos.

 

Abstract

This article stemmed from an oral exposition about the methodological parameters for the History of Education in the seminar promoted by Asphe. This paper tries to explain the peculiarities of the theoretical references of History, Pedagogy and the History of Education for the explanation of the complex educational reality. At last, this artic1e, based on Marx, evokes the individual and/or social history radicality of the construction of the historical concepts.

Keywords: history of education, methodological parameters.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



 

 

====================================================================


REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

 

REDES SOCIAIS / SOCIAL NETWORKS

 

                   




INDEXADORES / INDEXERS

 

                  

 

 

 

              

 

 

                    

 

 

 

 

                  

 

 

                       

 

 

                    

 

 

                              

 

 

                    

 

 

                     

 

 

 

PATROCINADORES E APOIADORES / SPONSORS AND SUPPORTERS

 

                            

 

 

              

 

 

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO / DEVELOPMENT AGENCIES