A década de 20 no Brasil: uma visão portuguesa da educação brasileira
Resumo
Uma viagem em 1929 de António Figueirinhas, um editor português, é o ponto de partida de uma reflexão moderna sobre o papel da educação no Brasil, que passa pelo estudo do papel dos educadores portugueses e brasileiros de um e outro lado do Atlântico. Nela se encontra os termos de comparação que permitem repensar os destinos de Portugal e do Brasil no próximo milénio.
Palavras-chave: economia, escolas primárias, sistema educacional.
Abstract
In 1929, António Figueirinhas, a portugueses editor, goes to Brazil. This voyage is the point of departure for a reflexion about the Education in Brazil and Portugal in the end of Twenties of our Century and also of the role of portuguese and brazilian teachers. We find here the terms of comparison that help us to think our destiny in the next milenium.
Keywords: economy, primary schools, educational systems.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.