Educação, Religião e República: repercussões dos debates entre Católicos e Republicanos no Triângulo Mineiro - MG (1892-1931)

Autores

  • Carlos Henrique de Carvalho, Wenceslau Gonçalves Neto Universidade Federal de Uberlândia.

Resumo

Resumo

Trata-se de um estudo que buscou caracterizar as particularidades percebidas através dos debates entre católicos e republicanos no interior do Brasil, mais especificamente na região do Triângulo Mineiro, no período compreendido entre 1892 a 1931, tendo nos jornais da época a principal fonte documental da pesquisa. Buscou-se, ainda, compreender as articulações do regional com o nacional, como forma de ter um quadro histórico mais abrangente, não apenas em relação ao conflito, mas também perceber as concepções e dimensões de educação que eram propostas pelos dois grupos em disputa.

Palavras-chave: educação, imprensa, república, igreja católica e liberalismo.

 

Abstract

This is a study who objectives to identify the singularities found in the debates between Catholics and Republicans in Brazil, more specifically in Triângulo Mineiro`s area, from 1892 to 1931, using the newspapers as the documental sources for this investigation. We try to comprehend the relations from local to national for a complete historical panoramic, not just about conflicts but also realizing the educational ideas and dimension considered by both groups.

Keywords: education, press, republic, catholic church e liberalism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique de Carvalho, Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade Federal de Uberlândia.

Carlos Henrique de Carvalho é doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Wenceslau Gonçalves Neto é doutor em História pela FFLCH da Universidade de São Paulo. Professor do Instituto de História e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em História da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2012-05-31

Como Citar

Wenceslau Gonçalves Neto, C. H. de C. (2012). Educação, Religião e República: repercussões dos debates entre Católicos e Republicanos no Triângulo Mineiro - MG (1892-1931). Revista História Da Educação, 10(19), 59–88. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29404

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo