Educação, Religião e República: repercussões dos debates entre Católicos e Republicanos no Triângulo Mineiro - MG (1892-1931)
Resumo
ResumoTrata-se de um estudo que buscou caracterizar as particularidades percebidas através dos debates entre católicos e republicanos no interior do Brasil, mais especificamente na região do Triângulo Mineiro, no período compreendido entre 1892 a 1931, tendo nos jornais da época a principal fonte documental da pesquisa. Buscou-se, ainda, compreender as articulações do regional com o nacional, como forma de ter um quadro histórico mais abrangente, não apenas em relação ao conflito, mas também perceber as concepções e dimensões de educação que eram propostas pelos dois grupos em disputa.
Palavras-chave: educação, imprensa, república, igreja católica e liberalismo.
Abstract
This is a study who objectives to identify the singularities found in the debates between Catholics and Republicans in Brazil, more specifically in Triângulo Mineiro`s area, from 1892 to 1931, using the newspapers as the documental sources for this investigation. We try to comprehend the relations from local to national for a complete historical panoramic, not just about conflicts but also realizing the educational ideas and dimension considered by both groups.
Keywords: education, press, republic, catholic church e liberalism.
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