Um estudo acerca da história de vida profissional de professoras primárias leigas - A study about professional life history of primary schools teachers

Autores

  • Lisiane Sias Manke UFPel

Resumo

Resumo

O artigo evidencia a história de vida profissional de professoras primárias que iniciaram a profissão docente sem formação específica, denominadas como professoras leigas. Buscando estabelecer uma discussão sobre como se tornaram professoras e a forma pela qual desenvolveram a prática pedagógica. A pesquisa foi realizada com base na história de vida profissional de treze professoras primárias. Desta forma, a memória apresenta-se como a principal fonte deste estudo. As treze professoras analisadas iniciaram as atividades profissionais na zona rural do município do Pelotas, entre as décadas de 1960 e 1980, com escolaridade variando entre 5ª série do ensino primário e o ginasial.

Palavras-chave: história da educação; memória; professoras primárias leigas.

 

A STUDY ABOUT PROFESSIONAL LIFE HISTORY OF PRIMARY SCHOOLS TEACHERS

Abstract

This article illustrates the professional history of elementary teachers who started their careers without any specific teaching background education, being named as non- experienced teachers. The objective here is to establish a questioning on how they have become teachers, and the way through which they developed their pedagogical practice. This research has been based on historical data on the careers of thirteen teachers. So, some records made throughout their professional activities are presented as the main source of this study. All the teachers started their careers in the countryside, in Pelotas, between the decades of 1960 and 1980, with formal instruction varying from the fifth grade to high school.

Keywords: history of education; records; non-experienced elementary teachers.

 

UN ESTUDIO ACERCA DE LA HISTORIA DE VIDA PROFESIONAL DE PROFESORAS PRIMÁRIAS LEIGAS

Resumen

El artículo evidencia la historia de vida profesional de profesoras primarias que iniciaron la profesión docente sin formación específica, denominadas como profesoras leigas. Buscando establecer una discusión sobre como se tornaron profesoras y la forma por la cual desenvolvieron la práctica pedagógica. La pesquisa fue realizada con base en la historia de vida profesional de trece profesoras primarias. De esta forma, la memoria se presenta como la principal fuente de este estudio. Las trece profesoras analizadas iniciaron las actividades profesionales en la zona rural del municipio de Pelotas, entre las décadas de 1960 y 1980, con escolaridad variando entre 5ª serie de enseñanza primaria y el gimnasial.

Palabras clave: historia de la educación; memoria; profesoras primarias leigas.

UN ÉTUDE SUR L’HISTOIRE DE VIE PROFESSIONNELLE D’INSTITUTRICES LAÏQUES

Résumé

L’article met en évidence l’histoire de vie professionnelle d’institutrices qui ont commencé la profession enseignante sans une formation spécifique, nommées des institutrices “laïques”. Il cherche établir une discussion sur la manière comme elles sont devenues dês institutrices et la manière par laquelle elles ont developpé la pratique pédagogique. La recherche fut réalisée en se basant sur l’histoire de  vie professionnelle de treize institutrices. De cette façon, la mémoire se présent comme la principale source de cet étude. Les treize institutrices analysées ont commencé leurs activités professionnelles dans la zone rurale de Pelotas, entre les décades de 1960 et 1980, avec scolarité qui varie entre lê 5ème année de l’enseignement primaire et lê cours secondaire.

Mots-clés: histoire de l’éducation; mémoire; institutrices laïques.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Sias Manke, UFPel

Lisiane Sias Manke é Doutoranda em Educação no PPGE/FaE/UFPel. Mestre em Ciências da Educação (FaE/UFPel), Licenciada em História (ICH/UFPel).

Downloads

Publicado

2012-05-25

Como Citar

Manke, L. S. (2012). Um estudo acerca da história de vida profissional de professoras primárias leigas - A study about professional life history of primary schools teachers. Revista História Da Educação, 12(25), 153–178. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29064

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo