Memórias de formação do escritor no acervo literário de Érico Veríssimo - Memories of Érico Veríssimo’s formation as a writer in his literary archive

Autores

  • Maria da Glória Bordini

Resumo

Resumo

Nesses tempos pós-modernos, a noção de autoria abrange, numa visada coletiva, inúmeros atores sociais, do passado e do presente. Na constituição de Érico Veríssimo como sujeito-autor, a cadeia de construção da autoria abarca muitos elementos. É possível reconstruir as etapas e fatores determinantes da formação autoral de Veríssimo com base em suas memórias, narrativas de viagens e depoimentos, assim como através da análise de sua obra ficcional e de fontes primárias como recortes de imprensa etc. Os romances de Érico Veríssimo transformam em linguagem o que Érico Veríssimo viveu enquanto testemunha de seu tempo. Englobam anseios, leituras, viagens, experiências editoriais, diplomáticas e de ensino, obras de arte fruídas, uma intimidade familiar e social preservada ante os apelos do público leitor e as seduções da fama – mas acima de tudo a presença de um indivíduo que se fez autor por todas essas mediações, tornando-se, ele também, texto e livro.

Palavras-chave: memória; Érico Veríssimo; história da educação.

 

MEMORIES OF ÉRICO VERÍSSIMO’S FORMATION AS A WRITER IN HIS LITERARY ARCHIVE

Abstract

In this post modern era, the concept of authorship takes into consideration, as a collective construction, several social authors from the past and present. In the construction of Érico Veríssimo as an author-subject many elements are taken into account. It is possible to reconstruct the determinant steps and factors in Veríssimo’s authorship formation analyzing his memories, travel journals and statements as well as through the analysis of his fictional work and primary sources, such as newspaper articles, etc. Érico Veríssimo’s novels are a written testimony of what he witnessed in his time. They show his expectations, readings, travels, editorial, diplomatic and educational experiences, his views on the arts, his intimacy, preserved from his readers and the seduction of the fame – but, above all, we can see an individual who became an author because of all these elements, becoming, himself, text and book.

Keywords: memory; Érico Veríssimo; history of education.

 

MEMÓRIAS DE FORMACIÓN DEL ESCRITOR EN EL ACERVO LITERÁRIO DE ÉRICO VERÍSSIMO

Resumen

En estos tiempos pós-modernos, la noción de autoria abrange, en una mirada colectiva, innúmeros actores sociales, del pasado y del presente. En la constitución de Érico Veríssimo como sujeto-autor, la cadena de construcción de la autoria abarca muchos elementos. Es posible reconstruir las etápas y factores determinantes de la formación autoral de Veríssimo con base en sus memórias, narrativas de viajes y declaraciones así como através de análisis de su obra ficcional y de fuentes primarias como recortes de imprensa, etc. Los romances de Érico Veríssimo transforman en lenguaje lo que Érico Veríssimo vivió encuanto testigo de su tiempo. Engloban ánsias, lecturas, viajes, experiências, editoriales, diplomáticas y de enseñanza, obras de arte disfrutadas, una intimidad familiar y social preservada ante los apelos del público lector y las seducciónes de la fama –pero por sobre todo, la presencia de un indivíduo que se hizo autor por todas esas mediaciones, tornándose, él también, texto y livro.

Palabras clave: memoria; Érico Veríssimo; historia de la educación.

 

MÉMOIRES DE LA FORMATION DE L’ÉCRIVAIN DANS L’ARCHIVE LITTÉRAIRE D’ÉRICO VERÍSSIMO

Résumé

Dans ce temps postmodernes, la notion d’être auteur comprend, dans une vise collective, des imnombrables acteurs sociaux, du passé et du présent. Dans la constitution d’Érico Veríssimo en tant que sujetauteur, la suíte de construction dêtre auteur renferme beacoup d’éléments. Il est possible reconstruire les étapes et les facteurs déterminants de la formation d’auteur de Veríssimo fondés sur ses mémoires, des narrations de voyage et des dépositions, ainsi que l’analyse de son ouvre de fiction et des sources primaires comme des découpures de presse etc. Les romans d’Érico Veríssimo transforment em langage ce qu’Érico Veríssimo a vécu en tant que témoin de son temps. Ils englobent des sonhaits, des lectures, des voyages, des expériences éditoriales, diplomatiques et d’enseignement, des ouvres d’art jouies, une intimité familiale et sociale préservée devant les appels du public lecteur et les séductions de la célébrité, mais avant tout la présence d’un individu qui est devenu auteur par tous ces médiations, en devenant, lui aussi, le texte et le livre.

Mots-clé: mémoire; Érico Veríssimo; histoire de l’éducation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Glória Bordini

Downloads

Publicado

2012-05-25

Como Citar

Bordini, M. da G. (2012). Memórias de formação do escritor no acervo literário de Érico Veríssimo - Memories of Érico Veríssimo’s formation as a writer in his literary archive. Revista História Da Educação, 12(25), 95–108. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29061

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo