A educação no Brasil império: análise da organização da instrução na província de Minas Gerais (1850-1889) - The education in Brazil’ s monarchy: analysis of the instruction organization in the province of Minas Gerais (1850-1889)

Autores

  • Renata Fernandes Maia de Andrade, Carlos Henrique de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia.

Resumo

Resumo

Este texto se propõe a discutir as políticas para a instrução na Província de Minas Gerais, entre 1850 a 1889. Para isso utilizamos como principal fonte de pesquisa a legislação educacional produzida no período recortado. É através deste manancial que identificamos as concepções de educação do governo mineiro na segunda metade do século XIX. Tais documentos foram fundamentais para a compreensão de importantes facetas das políticas provinciais para a instrução, tais como à profissão docente e às escolas normais; a organização administrativa; a instrução pública e particular dentre outras apontadas e discutidas ao longo trabalho.

Palavras-chave: instrução; século XIX; Minas Gerais, legislação.

 

THE EDUCATION IN BRAZIL’ S MONARCHY: ANALYSIS OF THE INSTRUCTION ORGANIZATION IN THE PROVINCE OF MINAS GERAIS (1850-1889)

Abstract

This text intends to analyze the politics of public instruction in the Province of Minas Gerais among 1850 to 1889. For that we used as main research source the educational legislation produced in the cut out period. It is through this spring that we identified the education conceptions and the mining government's civilization in the second half of the century XIX. Such documents form fundamental for the understanding of important facets of the provincial politics for the instruction, such as to the educational profession and the normal schools; the administrative organization; the public and private instruction among another pointed and discussed to the long work.

Keywords: instruction; century XIX; Minas Gerais; legislation.

 

LA EDUCACIÓN EN BRASIL IMPÉRIO: ANÁLISIS DE LA ORGANIZACIÓN DE LA INSTRUCCIÓN EN LA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS (1850-1889).

Resumen

Este texto se propone discutir las políticas para la instrucción en La Província de Minas Gerais, entre 1850 y 1889. Para eso utilizamos como principal fuente de pesquisa la legislación educacional produzida en el período recortado. Es através de este manancial que identificamos las concepciones de educación del gobierno minero en la segunda mitad del siglo XIX. Tales documentos fueron fundamentales para la comprensión de importantes faces de las políticas provinciales para la instrucción, tales como la profesión docente y las escuelas normales; la organización administrativa; la instrucción pública y particular entre otras apuntadas y discutidas a lo largo del trabajo.

Palabras-clave: instrucción; siglo XIX; Minas Gerais, legislación.

 

L’ÉDUCATION AU BRÉSIL EMPIRE: ANALYSE DE L’ORGANISATION DE L’INSTRUCTION DANS LA PROVINCE DE MINAS GERAIS (1850-1889)

Résumé

Ce texte discute les politiques pour l’instruction dans la province de Minas Gerais entre 1850 et 1889. Pour ce faire on utilise como source première de recherche l’ensemble des lois concernant l’éducation produites dans cette période. On y identifie les conceptions d’éducation du gouvernement de Minas Gerais dans la seconde moitié du XIXème siècle. Ces documents ont été fondamentaux pous la compréhension d’aspects importants des politiques provinciales pour l’instruction, tels que le métier de professeur, les écoles normales, l’organisation administrative, l’instruction publique et privée entre autres.

Mots-clé: instruction; XIXème siècle; Minas Gerais; législation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Fernandes Maia de Andrade, Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia.

Renata Fernandes Maia de Andrade. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2012-05-24

Como Citar

Carlos Henrique de Carvalho, R. F. M. de A. (2012). A educação no Brasil império: análise da organização da instrução na província de Minas Gerais (1850-1889) - The education in Brazil’ s monarchy: analysis of the instruction organization in the province of Minas Gerais (1850-1889). Revista História Da Educação, 13(28), 105–133. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29019

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo