A historiografia francesa da educação em um contexto memorialístico: reflexões sobre algumas problemáticas evoluções - He french education historiography in a memorialistic context: reflections about some problematic evolutions
Resumo
Resumo
Há um fosso crescente entre as análises as mais sutis que os historiadores propõem para compreender o passado da educação francesa, e os parâmetros de referência que oferece a produção memorial para situar a escola atual em relação ao passado. O artigo propõe algumas explicações para essa discrepância, que dizem respeito às mudanças recentes no sistema educativo, nas condições em que operam os historiadores da educação, e da evanescência de dois quadros de análise há muito tempo paradigmáticos: as classes sociais e a nação.
Palavras-chave: Historiografia da educação; Educação na França; Cultura profissional dos professores.
HE FRENCH EDUCATION HISTORIOGRAPHY IN A MEMORIALISTIC CONTEXT: REFLECTIONS ABOUT SOME PROBLEMATIC EVOLUTIONS
Abstract
We can observe a growing discrepancy between the increasingly subtle analyses of education historians offer in order to explain the past and the over-simplicity of reference points used by memorial vulgate to situate contemporary education in relationship to this very same past. This article offers some explanations of this discrepancy. They relate to the recent upheavals within the educational system, the conditions under which education historians operate, and the evanescence of two longstanding paradigmatic analytical frameworks – social classes and the nation.
Keywords: Historiography of education; French Education; Teacher’s professional Culture
LA HISTORIOGRAFÍA FRANCESA DE LA EDUCACIÓN EN UN CONTEXTO MEMORIALÍSTICO: REFLEXIONES SOBRE ALGUNAS PROBLEMÁTICAS EVOLUCIONES
Resumen
Hay un surco creciente entre las análisis las más sutiles que los historiadores proponen para comprender el pasado de la educación francesa, y los parámetros de referencia que ofrece la producción memorial para situar la escuela actual en relación al pasado. El artículo propone algunas explicaciones para esa discrepancia, que dicen respecto a las mudanzas recientes en el sistema educativo, en las condiciones en que operan los historiadores de la educación, y de la evanescencia de dos cuadros de análisis ha mucho tiempo paradigmáticos: las clases sociales y la nación.
Palabras-clave: Historiografía de la educación; Educación en Francia; Cultura profesional de los profesores.
L’HISTORIOGRAPHIE FRANÇAISE DE L’ÉDUCATION DANS UN CONTEXTE MÉMORIEL: RÉFLEXION SUR QUELQUES ÉVOLUTIONS PROBLÉMATIQUES
Résumé
On observe un décalage croissant entre les analyses de plus en plus subtiles que les historiens proposent pour comprendre le passé de l’éducation française, et le schématisme des repères qu’offre la vulgate mémorielle pour situer l’école actuelle par rapport à ce même passé. L’article propose quelques explications à ce décalage, qui tiennent aux bouleversements récents du système éducatif, aux conditions où opèrent les historiens de l’éducation, et à l’évanescence de deux cadres d’analyse longtemps paradigmatiques: les classes sociales et la nation.
Mots-clé: historiographie de l’éducation; Education en France; Culture professionnelle des enseignants.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.