A escola de Belas Artes de Pelotas: aspectos de sua gênese e constituição - The escola de Belas Artes de Pelotas: aspects of its genesis and constitution

Autores

  • Clarice Rego Magalhães, Giana Lange do Amaral Universidade Federal de Pelotas.

Resumo

Resumo

Este trabalho aborda a gênese e constituição de uma instituição de ensino de arte: a Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA). O objetivo do estudo é esclarecer quais foram as condições que possibilitaram a criação da EBA em março de 1949. A constituição desta narrativa histórica tem por base fontes escritas, formadas pelos  arquivos  da própria instituição, pelo arquivo particular da família da fundadora da Escola, por periódicos locais e  por  trechos do diário da fundadora, além  de fontes  orais.  Pela análise das fontes,  concluímos que o nascimento da EBA se deu por uma conjunção de  fatores, os quais seriam a vocação cultural da cidade, oriunda da sua história peculiar, e  a  atuação  de   personalidades que,  naquele  momento,   fizeram acontecer o fato histórico.

Palavras-chave: Escola de Belas Artes; instituição de  ensino  de arte; história da educação; história das instituições escolares.

 

THE ESCOLA DE BELAS ARTES DE PELOTAS: ASPECTS  OF ITS GENESIS AND CONSTITUTION

Abstract

This work examines the genesis and constitution of an art teaching institution: the Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA). The purpose of this study is to elucidate the  conditions which made possible the creation of EBA in March, 1949.  This historic account is based on written   sources,  namely  the   institution’s   archives,  the   school founder’s  family private archives, local journals  and  exerts from the founder’s diary, besides oral sources. The analysis of the sources led us to conclude that  the  birth  of EBA  occurred as the  result of a conjunction  of  factors  which are  the  town’s  cultural  inclination, derived from its peculiar history, and the actions of some individuals that, at that moment, made the historic fact happen.

Keywords: Fine Arts School; art teaching institution; history of education; teaching institutions history.

 

LA ESCUELA DE BELLAS ARTES DE PELOTAS: GÉNESIS Y CONSTITUCIÓN

Resumen

Este ensayo enfoca la concepción y formación de una escuela de arte em Pelotas: la Escola de Belas Artes (EBA). El objeto del estudio es aclarar cuales fueron las condiciones que permitieron la creación de la EBA em  Marzo de 1949.  Se trata  de um relato histórico apoyado em  fuentes  escritas, tales  como  los archivos de la  institución,  el archivo familial de la fundadora de la Escuela, periódicos de la época, extractos del diário de la fundadora, además de deposiciones verbales. A través del  análisis del material citado se puede concluir que el surgimiento de la EBA ocurrió gracias a uma conjunción de factores: la  vocación  cultural  de  la  ciudad,  debida a  peculiaridades de  su historia,  y la  actuación  de  personalidades notables que,  en  aquel momento, desencadenaron el hecho histórico.

Palabras clave: Escola de Belas Artes; institución para el ensino de las artes; historia de la educación; historia de las instituciones de ensino.

 

L’ECOLE DE BEAUX ARTS DE PELOTAS: ASPECTS DE SA GÉNÈSE ET CONSTITUTION

Résumé

Cet essai registre la conception et l’établissement d’um institut pour l’enseignement des arts à Pelotas nommé Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA). L’objet de l’étude est de dévoiler les conditions qui ont  permis que  l’EBA ait  été crée em mars 1949.  Il s’agit d’um compte-rendu   historique  qui   s’appuye   sur   des   sources   écrites constituées  par  les  archives  de  l’Ecole,   l’archive  familiale  de  la fondatrice  de  l’Ecole, des  journaux  de  l’époque,  des  extraits  du journal particulier  de la fondatrice, et des dépositions verbales.  Par l’analyse  de ce matériel on  arrive  à  conclure que la  naissance de l’EBA résulta d’une  conjonction de  facteurs,  à savoir, la vocation culturelle de la ville, due  à  de particularités de son histoire, et  à l’action de personnalités remarquables qui ont,à um moment donné, déterminé le fait historique.

Mots-clé: Ecole de Beaux Arts;  institut pour l’enseignement des arts; histoire de l’education; histoire des institutions d’enseignement.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Rego Magalhães, Giana Lange do Amaral, Universidade Federal de Pelotas.

Clarice Rego Magalhães é doutoranda do PPGE/FAE/UFPEL– Programa de Pós-Graduação  em  Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Membro do grupo de pesquisa CEIHE   –  Centro  de Estudos  e  Investigações em História da       Educação. Bolsista da CAPES.

Downloads

Publicado

2012-05-22

Como Citar

Giana Lange do Amaral, C. R. M. (2012). A escola de Belas Artes de Pelotas: aspectos de sua gênese e constituição - The escola de Belas Artes de Pelotas: aspects of its genesis and constitution. Revista História Da Educação, 14(31), 219–253. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/28856

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo