Uma sólida instrução fundamental para formar cidadãos: história das orientações sobre práticas curriculares de uma escola exemplar em Campo Grande - MT, ao final da década de 1930 - A solid elementary education to form citizens: the history of the ori
Resumo
Resumo
O presente trabalho apresenta um recorte dos resultados obtidos em pesquisa, focalizando a história das orientações sobre práticas curriculares do Liceu Campograndense, fundado em 1930 e hoje conhecido como Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. Tomamos como objetivo analisar como no Liceu Campograndense foram organizadas as práticas curriculares visando ministrar aos seus alunos sólida instrução fundamental que os habilite a desempenhar cabalmente os deveres de cidadãos. Para isso, analisamos o primeiro regulamento da escola e as atas de reuniões de Congregação dos quatro primeiros anos de seu funcionamento. Concluiu-se que as orientações para a realização das atividades, tarefas e eventos sociais traziam uma intencionalidade explícita, ou implícita, de viabilizar uma imagem de referência para a sociedade local.
Palavras-chave: cultura escolar; currículo; práticas curriculares; instituições escolares; escolas exemplares.
A SOLID ELEMENTARY EDUCATION TO FORM CITIZENS: THE HISTORY OF THE ORIENTATION TOWARDS CURRICULUM PRACTICES OF AN EXEMPLARY SCHOOL IN CAMPO GRANDE – MT, AT THE END OF THE 1930S
Abstract
This paper shows part of the results obtained during a research, focusing the history of the orientation to curriculum practices at Liceu Campograndense, founded in 1930 and known, nowadays as Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. Our goal was to analyse how the curriculum practices had been organized at Liceu Campograndense with the aim of making their students achieve a solid elementary education, which would enable them to carry out perfectly their obligations as citizens. For this reason, we investigated the first school regulation and minutes from the school teachers Council meetings of the first four years after its opening. We concluded that the instructions towards the activities, tasks and social events brought an explicit or implicit intentionality of enabling an image of reference to the local society.
Keywords: school culture; curriculum; curriculum practices; schools; exemplary schools.
UNA SÓLIDA INSTRUCCIÓN FUNDAMENTAL PARA FORMAR CIUDADANOS: HISTORIA DE LAS ORIENTACIONES SOBRE PRÁCTICAS CURRICULARES DE UNA ESCUELA EJEMPLAR EN CAMPO GRANDE-MT, A FINALES DE LA DÉCADA DE 1930
Resumen
El trabajo presenta parte de resultados de investigación concluida, focalizando, desde una perspectiva histórica, las orientaciones sobre prácticas curriculares del Liceu Campograndense, fundado en 1930 y hoy conocido como Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. Tiene por objetivo analizar cómo se organizaron las prácticas curriculares en el Liceu Campograndense, con la pretensión de ofrecer a sus alumnos sólida instrucción fundamental que los habilite para desempeñar cabalmente los deberes de ciudadanos. Para eso, se examinaron el primer reglamento de la escuela y las actas de reuniones de la Congregación de los cuatro primeros años de funcionamiento. Se concluye que las orientaciones para la realización de las actividades, tareas y eventos sociales tenían una intencionalidad explícita, o implícita, de viabilizar una imagen de referencia para la sociedad local.
Palabras-clave: cultura escolar; curriculo; prácticas curriculares; instituciones escolares; escuelas ejemplares.
UNE SOLIDE INSTRUCTION FONDAMENTALE POUR FORMER DES CITOYENS: L’HISTOIRE DES PRATIQUES SCOLAIRES D’UNE ÉCOLE EXEMPLAIRE À CAMPO GRANDE – MT (BRÉSIL) À LA FIN DE LA DÉCADE DE 1930
Résumé
Cet ouvrage-ci presente un dócoupage des résultats obtenus en recherche, en focalisant l’histoire des orientations sur les pratiques scolaires du Lycée Campograndense, fondé en 1930 et aujourd’lui École Maria Constança de Barros Machado.L’objectif c’est d’analiser comment les pratiques scolaires, avec le but d’apprendre aux eleves une solide instruction fondamentale laquelle les habilite à accomplir entièrement les devoirs de citoyens, ont été organisées au Lycée Campograndense. Pour cela, nous avons analisé le premier règlement de l’école et les actes des réunions de la Congrégation des quatre premières années de fonctionnement. On a conclu que les orientations pour la réalisation des activités, des tâches et des évènements sociaux apportaient une intentionalité explicite, ou implicite, de render viable une image de référence pour la société locale.
Mots-clé: culture scolaire; cursus; pratiques scolaires; institutions scolaires; écoles exemplaires.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.